11 de Outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade



Data retoma discussão e alerta para os
riscos de sobrepeso. Brasil está entre
os cinco países com maior
índice de obesidade,
segundo pesquisa

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que quase 19% da população com mais de 18 anos sofre com o problema. Como forma de conscientização, em 2008, foi criado no país o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro. Desde então, todos os anos, diversas campanhas são realizadas em vários locais para tratar sobre a importância de evitar a doença.

O transtorno traz consigo diversas doenças relacionadas, que podem ser desde problemas físicos até psicológicos. “Doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, colesterol elevado, apneia do sono, entre outros. Esses são apenas alguns dos diversos problemas que a obesidade pode trazer”, alertou o médico cirurgião endoscopista Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e nutrologia no hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte.

O especialista destaca que a melhor maneira de reduzir os índices no país é através de prevenção e tratamentos adequados. “Investir em uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares é a melhor opção. Além disso, para aqueles que já estão com sobrepeso ou obesidade, recorrer a dietas milagrosas sem ajuda de um especialista pode ser prejudicial à saúde”, garantiu Sander.

Tratamentos

O médico conta que já estão disponíveis no Brasil diversos tipos de tratamentos eficazes para a obesidade. “O Balão Intragástrico, redução de estômago por endoscopia, cirurgia bariátrica, entre outros, são alguns dos procedimentos disponíveis para tratar o problema. Mas, é importante procurar um especialista antes de realizar qualquer método de emagrecimento. Por meio de uma avaliação adequada é possível definir qual o melhor tratamento para cada paciente”, lembrou Sander.

FonteBruno Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e nutrologia. É diretor clínico do hospital dia Sander Medical Center, em BH (www.sandermedicalcenter.com.br).

Assessoria de Imprensa 

Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação e Imprensa

Letra Comunicação e Marketing

www.letracomunicacao.com

[email protected]

(31) 3236-1477 ou 98429-7565

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sertanejo e pagode animarão o Réveillon Iate 2019

Artigo Anterior

Diferencial: ‘Mansão Arya’ chega para inovar o mercado de ‘Buffets’ em São Paulo

Relacionados