MUSEU INIMÁ DE PAULA RECEBE SEMINÁRIO PALLUS DE EDUCAÇÃO



Foto: belohorizonte.mg.gov.br

Os seminários PAULUS de Educação, promovidos pelas PAULUS Livrarias de todo Brasil, terá uma edição especial em Belo Horizonte, realizada neste sábado, dia 20, no Museu Inimá de Paula, das 9h às 13h. Com objetivo de promover projetos que valorizam a cultura e o conhecimento, o evento reúne palestras tendo como público-alvo estudantes e profissionais de pedagogia, professores, diretores, gestores, coordenadores, docentes e discentes de todas as áreas ligadas à Educação. Para participar os interessados devem se inscrever até o dia 18 de outubro, de forma gratuita pelo site: paulus.com.br/seminário

A primeira palestra será ministrada pela psicóloga, arteterapeuta e escritora Mônica Guttmann. Ela terá como tema “Diálogos criativos entre educação, imaginação, arteterapia e literatura”. Guttmann é professora do curso de formação em Arteterapia do Instituto Sedes Sapientae e da Associação Palas Athena, em São Paulo. Oferece assessoria e supervisão para profissionais e instituições de saúde e educação, assim como palestras e cursos sobre arteterapia, educação e psicologia, no Brasil e no exterior. É autora de diversos livros para os públicos infantil, juvenil e adulto.

Já a segunda atividade será para debater a temática “O professor leitor formando o aluno leitor”. A palestrante será a doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vera Lopes, que atualmente é professora da PUC de Minas Gerais e da Sociedade Educacional Soma. Ela possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando em teoria da literatura, literatura brasileira e portuguesa, literatura comparada, literatura infanto-juvenil, leitura e escrita/habilidades e competências.

Programação

8h50 – Recepção

9h – 1ª Palestra – Diálogos criativos entre educação, imaginação, arteterapia e literatura. A partir de nossa imaginação criamos o mundo. A educação, em seu sentido mais profundo e essencial, tem como propósito ajudar as pessoas a conhecerem e aprenderem mais sobre si mesmos e o mundo sem perder de vista a criatividade, autenticidade, valores e propósitos. A Arterapia e a Literatura propiciam esse encontro.

10h30 – Coffee break

11h – 2ª Palestra – O professor leitor formando o aluno leitor. Como ensinar uma criança e um adolescente a ser um leitor do texto literário? Qual é o papel do professor na escolarização da literatura? Como abordar a literatura como linguagem expressiva, objeto de arte e incentivo à fantasia da criança? A essas e outras questões de formação e direito da criança se propõe nossa reflexão.

13h – Encerramento

SERVIÇO

SEMINÁRIO PAULUS DE EDUCAÇÃO

Sábado, 20 de outubro, das 9h às 13h

Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201 – Centro)

Inscrições gratuitas pelo site: paulus.com.br/seminário

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Roger Waters traz megaestrutura para o Mineirão

Artigo Anterior

Palestra aborda como treinar a mente para vencer

Relacionados