Certificação de joias: Uma garantia indispensável para o cliente



Documento é assinado pelo responsável técnico
da empresa ou do especialista contratado

MATÉRIA WERNER (1) - Copia

Hugo Werner Flister:
“O certificado de garantia de uma joia é o documento

fornecido pela empresa estabelecida, a qual é
responsável pelos dados ali descritos”

 

Quem se apaixona por uma joia e acaba comprando, precisa ter a garantia de que está levando um produto que realmente condiz à descrição relatada pelo vendedor. No entanto, nem sempre as empresas do ramo de joias se preocupam com isso e nem mesmo os clientes entendem qual a importância de se ter o certificado de joias. Para Hugo Werner Flister, Gemólogo e Perito com 32 anos de experiência, a certificação de joias é de suma importância e não deve ser dispensada. “Na certificação consta o material utilizado, cor, teor e peso. Além disso, tipo, quantidade, qualidade, cor, tipos de lapidação, medidas, pesos e demais dados relevantes para a devida identificação”, explica.

Como é um certificado de garantia de uma joia?

É um documento de identidade, porém, específico para joias, onde constam descritas todas as características dos materiais utilizados para sua confecção.

Como é realizada a certificação de uma joia?

A certificação de joias é feita com base nos resultados dos exames técnicos específicos realizados nos materiais utilizados, descritos no certificado de garantia e assinado pelo responsável técnico da empresa ou do especialista contratado.

O que deve estar descrito neste certificado?

Descrição pormenorizada da joia, como: material utilizado, cor, teor, peso; caso tenha pedras preciosas e ou diamantes também constar: tipo, quantidade, qualidade, cor, tipos de lapidação, medidas, pesos e demais dados relevantes para a devida identificação.

Qual é a diferença entre certificado de garantia e um laudo técnico ou pericial?

O certificado de garantia de uma joia é o documento fornecido pela empresa estabelecida, a qual é responsável pelos dados ali descritos. Já o laudo pericial é fornecido pelo perito especializado, que com base nos resultados dos exames técnicos realizados, descreve a identificação e a classificação dos materiais em questão, possibilitando assim em consequencia, uma correta avaliação das joias.

Qual conselho você pode dar para uma pessoa que deseja comprar uma joia de forma correta e segura?

Ao comprar em empresas estabelecidas e idôneas, solicitar o certificado de garantia e em outros casos, solicitar um laudo técnico expedido por especialista credenciado, evitando assim, prejuízos e problemas futuros.

Na próxima semana falaremos sobre a certificação de diamantes e a certificação de gemas, que são as pedras preciosas.

Como contactar ou contratar seus serviços?

São 32 anos dedicados à profissão, realizando os trabalhos com ética e responsabilidade no intuito de sempre apresentar o melhor resultado. Temos escritório e laboratório para atendimento, meus contatos telefônicos são: (31) 3273-2648 e celular 99907-5881. E mail: [email protected]. Para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, temos algumas matérias já publicadas na Web. Basta consultar usando o nome Hugo Werner Flister, ou ainda Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores de Minas Gerais (Aspejudi).  Confira pelo site:www.aspejudi.com.br ou diretamente pelo link: http://aspejudi.com.br/perito.php?hugo-verner-flister-556.

Foto da matéria: Felipe de Jesus 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Look - it's a Soundcloud embed example!

Artigo Anterior

Os Reis do Samba: Alcione e Raça Negra animam fãs no Expominas com grandes sucessos

Relacionados