Exposição gratuita revela beleza de peixes ornamentais em BH



O Parque da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, recebe até o próximo domingo (5) a 1ª Exposição Aquícola de Minas Gerais. O evento, com entrada gratuita, faz parte da 56ª Exposição Estadual Agropecuária e tem como objetivo apresentar aos mineiros o setor aquícola, além das belezas que ele abriga.

A exposição, que teve início nesta quarta-feira (1), conta com diversos aquários nos quais o público pode apreciar exemplares dos peixes ornamentais mais produzidos em Minas. Entre os participantes estão produtores da Zona da Mata mineira, região que produz cerca de 20 milhões de unidades de peixes ornamentais/ano, volume equivalente a 70% do total comercializado anualmente no Brasil. Já entre as espécies expostas estão betta, guppy, colisa, molinésia e acará bandeira.

“O objetivo é promover a cadeia de valor da aquicultura e apresentar à sociedade mineira o potencial desse setor em Minas. É uma forma também de se fomentar negócios numa área que é predominantemente formada por agricultores familiares”, explica Ana Carolina Castro Euler, diretora de Aquacultura da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O setor de peixes ornamentais é considerado o segundo maior dentro do segmento de animais de estimação. “É uma cadeia de valor muito importante do ponto de vista econômico também, pois inclui desde a alimentação dos peixes até o mobiliário com os aquários e sua decoração”, explica Lucas Rocha Carneiro, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa.

Além da exposição, quem for ao Parque da Gameleira nos próximos dias também vai poder conferir um concurso nacional de peixes ornamentais com concorrentes de Minas Gerais e de outros cinco estados, entre eles Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. A disputa vai avaliar os animais a partir de critérios mundiais adotados para caracterizar as diferentes espécies tais como perfeição de corpo e nadadeiras, coloração e comportamento. Ao todo, 55 animais serão premiados e o público vai poder escolher o aquário mais bonito do evento.

A Exposição Aquícola fica aberta das 8 às 22 horas, desta quarta até o domingo (5).

Com Agência Minas

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sai, zica! Cruzeiro vence a 1ª, deixa Z-4 e afunda Botafogo

Artigo Anterior

Bonecos do mundo invadem BH em espetáculos DE GRAÇA; Pato Fu canta ao vivo

Relacionados