Medicina do Sono é a 24ª especialidade do UpToDate



A divisão de saúde da Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área de saúde, anuncia a incorporação da especialidade de medicina do sono ao UpToDate®, seu recurso de apoio à decisão clínicabaseado em evidências. Está é a 24ª área médica compreendida pela ferramenta e que está disponível para os profissionais e instituições de saúde em todo o mundo.

Embora alguns tópicos sobre medicina do sono tenham sido disponibilizados no UpToDate há uma década, a sua inclusão como uma especialidade formal é resultado de mais de três anos de colaboração. O processo foi conduzido pelos editores chefes de medicina do sono do UpToDate, Ronald D. Chervin, MD, MS e Nancy Collop, MD, que lideraram um time de 84 reconhecidos especialistas na área.

“Conseguimos estruturar uma equipe nível A para trabalhar na elaboração e ampliação do conteúdo sobre medicina do sono do UpToDate,” explica Nancy Collop. “Graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos, os usuários da ferramenta passam a ter acesso às mais abrangentes informações necessárias para um cuidado eficiente aos pacientes que são acometidos por dificuldades para dormir ou com algum tipo de distúrbios no sono”.

Diante deste bem sucedido trabalho, os médicos que utilizam o UpToDate podem ter certeza de que eles estarão integrando à sua prática clínica o que há de mais atual e completo no que diz respeito à medicina do sono. Continuamente atualizadas, as informações de diagnóstico e recomendações de tratamento englobam distúrbios do sono relacionados à respiração e movimento, insônia, doenças do ritmo circadiário, parassônias, entre outros, tudo adaptado tanto para pacientes adultos como pediátricos.

Especialistas em pulmão, medicina intensiva, neurologia, psiquiatria, geriatria, cirurgia e anestesiologia, assim como aqueles que atuma nos cuidados primários de doenças internas, médicos da família e pediatras também serão beneficiados pela maior abrangência de informações.

De autoria de especialistas em medicina do sono de todo o mundo, a nova especialidade abrange 90 temas com mais de 70 recomendações classificadas. Os tópicos disponibilizados aos profissionais são complementados por informações de fácil compreensão que podem ser disponibilizadas aos pacientes, sendo 75% delas disponíveis também em espanhol. Além de mais de 260 gráficos, variando desde imagens e tabelas até gráficos e algoritmos, a especialidade contempla recomendações baseadas em evidência, que passaram pelo crítico processo de revisão por pares e que refletem os mais recentes avanços e práticas médicas publicadas pelas principais publicações médicas, como por exemplo, Journal of Clinical Sleep Medicine, Journal of Sleep Research, Sleep, Sleep Medicine, Sleep Medicine Review e outras.

“A Wolters Kluwer continua firme em seu propósito de aprimorar e aprofundar os ricos conteúdos clínicos nos quais os médicos baseiam-se para prover os melhores cuidados para seus pacientes”, ressalta Peter Bonis, MD, Chief Medical Officer (CMO) da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer. “Para os especialistas em medicina no sono e demais profissionais da saúde em todo mundo, o lançamento da nossa 24ª especialidade afirma nosso comprometimento em oferecer as mais abrangentes recomendações baseadas em evidência disponíveis para o tratamento de pacientes”.

No Brasil, a medicina do sono é uma especialidade relativamente nova, que foi reconhecida como área de atuação médica pelo Conselho Federal de Medicina, em 2011. No entanto, os distúrbios do sono acometem uma boa parcela da população. Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto do Sono de São Paulo, por exemplo, constatou que aproximadamente 33% dos brasileiros sofrem da apneia do sono, um grave distúrbio, cuja maior incidência é entre homens.

A nova especialidade está disponível para assinantes no www.uptodate.com. Para os médicos que apostam nos tablets e smartphones como ferramentas móveis para a saúde, as respostas para questões clínicas podem ser encontradas no consultório ou em campo, utilizando o app móvel do UpToDate. Disponível para as plataformas móveis iOS® e Android?, o aplicativo permite acessar todo o conteúdo do recurso com ou sem conexão internet. Saiba mais em http://www.uptodate.com/home/uptodate-mobile-apps

Sobre a Wolters Kluwer

Wolters Kluwer é líder global em serviços profissionais de informação. Profissionais nas áreas jurídica, de negócios, tributário, contabilidade, finanças, auditoria, risco, compliance e saúde confiam nas ferramentas líderes de mercado habilitadas para informações e nas soluções de software da Wolters Kluwer para gerenciar os seus negócios de forma mais eficiente, entregando resultados aos seus clientes e auxiliando-os a ser mais bem sucedidos em um mundo cada vez mais dinâmico.

Wolters Kluwer reportou uma receita anual em 2015 de ?4.2 bilhões. O grupo atende clientes em mais de 180 países e emprega mais de 19 mil pessoas em todo o mundo. A companhia tem sede em Alphen aan den Rijn, na Holanda.

Suas ações são cotadas na Euronext Amsterdam (WKL) e estão incluídas nos índices AEX e Euronext 100. A Wolters Kluwer possui um programa de Nível 1, patrocinado pela American Depositary Receipts. Os ADRs são negociados no mercado OTC (over-the-counter) nos Estados Unidos (WTKWY).

A Wolters Kluwer Health faz parte da Wolters Kluwer, empresa global líder de mercado em serviços de informação. Para mais informações sobre nossos produtos e sobre a companhia, visite www.wolterskluwer.com, siga @WKHealth ou @Wolters_Kluwer no Twitter, curta nossa página no Facebook, nos siga no LinkedIn ou WoltersKluwerComms no YouTube.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Panasonic adquiriu todas as ações da empresa alemã de software OpenSynergy

Artigo Anterior

Olimpíadas do Rio mostra a força das atletas femininas

Relacionados