Discursos desta quarta: Dilma repetiu mais a palavra “golpe” e Temer, a expressão “eu”



A ex-presidente Dilma Rousseff e o empossado presidente Michel Temer realizaram, nesta quarta (31), dois longos discursos. Dilma se despediu da presidência da República após a finalização do processo de impechment no Senado. E Temer falou pela primeira vez como presidente de fato do país em sua primeira reunião ministerial. Nos dois textos, é possível observar a recorrência de termos que resumem a lógica do discurso

Em seu discurso de 11 minutos, Dilma repetiu a palavra “golpe” por 13 vezes. A palavra “história”, sete vezes, e “direito” outras seis oportunidades.

Já o presidente Temer, em sua fala de 18 minutos, repetiu a palavra “eu” por 38 vezes, “governo”, por 20, “vamos”, 15, e “ministro”, por 13 oportunidades.

Sem demonstrar abalo emocional, Dilma denunciou mais uma vez o que considera um golpe “misógino”, “homofóbico” e “racista”. A ex-presidenta ainda prometeu:”Haverá contra eles a mais determinada oposição que um governo golpista pode sofrer”.

 

Em seu primeiro pronunciamento público, em reunião com ministros, Temer pediu que seu primeiro escalão faça publicidade das ações do novo governo. O presidente deixou a reunião para viagem a China e rebateu a tese dos aliados de Dilma sobre golpe: “de vez em quando você vai num lugar e: golpista. Golpista é você que está contra a Constituição, né? Golpe é aquele que propõe a ruptura constitucional”, disse.

Temer ainda fez um pronunciamento nesta quarta em rede de televisão, afirmandoseu compromisso em “recolocar o Brasil nos trilhos”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Após impeachment, Equador e Bolívia vão chamar embaixadores de volta

Artigo Anterior

Apesar do impeachment aliança entre PT e PMDB em Minas continua

Relacionados