Maior granja da América do Sul segue investindo em tecnologia e inovação



Cerca de dois bilhões de ovos produzidos ao ano. Nenhum deles tocados pelas mãos humanas até chegar às gôndolas dos supermercados ou aos estabelecimentos gastronômicos. Fundada nos anos 80, a Mantiqueira é hoje a 11ª maior produtora de ovos do mundo e responde pela maior produção da América do Sul.

– Nós sempre pensamos em produzir com qualidade. Nunca tivemos a obsessão de sermos os maiores – conta o empresário Leandro Pinto, sócio-fundador.

Diariamente, a cadeia produtiva da Mantiqueira segue rigorosas regras de preservação ambiental. Certificada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a granja preza pelo meio-ambiente com atenção às nascentes de rios e ao destino final dos resíduos. A preservação das áreas verdes é outro compromisso da empresa. Bom exemplo de prática sustentável, o esterco é 100% reaproveitado e transformado em um fertilizante de alto valor agronômico, que ajuda na recuperação das condições agroecológicas do solo.

Diariamente, a cadeia produtiva da Mantiqueira segue rigorosas regras de controle de qualidade – Divulgação

 

Os cuidados se estendem aos moradores dos municípios próximos às unidades da companhia. Com forte veia social, a empresa investe em diversos programas. Em 2016, foi pioneira ao criar o primeiro “truck social” do Brasil. Com proposta beneficente, o chamado “Egg Truck” distribui lanches com ovos gratuitamente em eventos realizados por ONGs e outras instituições.

A Mantiqueira tornou-se também patrocinadora do Instituto Mangueira do Futuro lançando um “Ovo Social”, chamado de “Ovos Solidários”. Parte da renda obtida com a venda dos ovos é revertida para apoiar projetos esportivos. De acordo com a Mantiqueira, os “Ovos Solidários” fizeram tanto sucesso que beneficiarão outros projetos sociais em 2017. Além disso, nas áreas vizinhas às granjas, a empresa dá suporte às escolas, fornecendo uniformes, materiais, equipamentos de informática, entre outros.

Funcionais, nutricionais e turbinados

A Granja Mantiqueira tem a mais extensa linha de ovos do país. Com diversas finalidades nutricionais, os ovos são desenvolvidos com alta tecnologia e pesquisas. Já estão disponíveis no mercado os ovos Gourmet, Codorna, Jumbo, Do Sítio, Galinha Pintadinha e Omega 3. E para 2017, a empresa prepara o lançamento de inédita e variada linha funcional, enriquecida com Vitamina E, Selênio e DHA e colina.

Investimento na produção orgânica

O desejo antigo de produzir ovos orgânicos tornou-se realidade desde a parceria firmada com a Fazenda da Toca, do empresário Pedro Paulo Diniz, localizada em Itirapina (SP). Atualmente, a produção chega apenas aos supermercados do Rio de Janeiro e São Paulo, porém há planos de expansão para os demais estados do Brasil.

A maior produtora de ovos da América do Sul encerra o ano de 2016 celebrando o sucesso do Egg Truck Mantiqueira, criado com duas propostas: atuando gratuitamente em projetos sociais e estacionando em mercados nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo para oferecer lanches nutritivos e, assim, conquistar o paladar dos clientes; e do lançamento de uma linha de ovos funcionais para turbinar a alimentação, enriquecidos com ômega 3, selênio, vitamina E, DHA e colina, entre outras propriedades. A Granja Mantiqueira produz, por mês, mais de 162 milhões de ovos e conta com 2100 colaboradores diretos.

Conquista de Mercado

Outra conquista importante para o grupo foi o patrocínio ao Instituto Mangueira do Futuro, que atende milhares de moradores da comunidade da Mangueira, no Rio, e forma atletas de alto rendimento. No segundo semestre deste ano, a Granja Mantiqueira criou osOvos Solidários para Atletas, cuja parte da renda foi doada ao programa social, reconhecido pela UNESCO como um dos maiores do mundo.

Além disso, a Granja Mantiqueira selou parceria com a Fazenda da Toca na produção de ovos orgânicos. Essa linha já era um desejo antigo do grupo, que conheceu de perto o trabalho do empresário Pedro Paulo Diniz, proprietário da fazenda localizada em Itirapina, interior de São Paulo. A Fazenda da Toca exerce práticas agroecológicas regenerativas com certificação orgânica. Com o objetivo comum de visar o bem-estar coletivo, a Granja Mantiqueira e a Fazenda da Toca acreditam na produção de orgânicos, apesar da barreira de custo. A princípio, os ovos orgânicos são distribuídos nos principais supermercados do eixo Rio-São Paulo, mas o objetivo de ambos os parceiros é expandir a distribuição em todo o território nacional.

Com três unidades, duas em Minas Gerais e uma no Mato Grosso, a Mantiqueira produz dois bilhões de ovos ao ano – Divulgação

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Veja quais agências do Banco do Brasil serão fechadas em 2017

Artigo Anterior

Filho de Sérgio Cabral retira 12 cavalos de raça do clube Itanhangá

Relacionados