*Da Redação
Hoje em Dia – Belo Horizonte
Foto: Pollyanna Maliniak/ALMG /

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no biênio 2017/2018 será o deputado Adalclever Lopes (PMDB). O parlamentar, que ocupa o cargo desde 2015, foi reeleito por unanimidade, em Reunião Especial de Plenário realizada na manhã desta quinta-feira (1). Já a mesa terá novos membros. A posse acontece em 1º de fevereiro do ano seguinte, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial.

O deputado Lafayette de Andrada (PSD), que era o 2º vice-prewsidente, agora será o 1° vice-presidente, no lugar de Hely Tarqüínio (PV). Para a 2ª vice-presidência foi eleito o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

O deputado Inácio Franco (PV) foi escolhido para a cadeira de 3°-vice-presidente no lugar de Braulio Braz (PTB). Para o cargo de 1° secretário, que era ocupado por Ulysses Gomes (PT), foi escolhido deputado Rogério Correia (PT).

Já o posto de 2° secretário ficará, novamente, com o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que foi reeleito. Por fim, o deputado Arlen Santiago (PTB) foi escolhido para 3°-secretário, que tinha como titular o Doutor Wilson Batista (PSD). As candidaturas avulsas dos deputado Doutor Wilson Batista (PSD), para 1º-vice-presidente; e Sargento Rodrigues (PDT), para 1º-secretário, foram retiradas.

Após a eleição, Adalclever Lopes agradeceu aos colegas, emocionado, e garantiu que ouvirá cada vez mais os parlamentares para aprender e respeitar os cidadãos mineiros. “Apesar de defendermos diferentes bandeiras, o desejo de se fazer um Assembleia Legislativa forte é o que nos une”, declarou.

A Mesa da Assembleia é uma comissão executiva formada por sete deputados (presidente, 1º, 2º e 3º-vice-presidentes e de 1º, 2º e 3º-secretários). Entre suas tarefas estão conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos e ordenar despesas da ALMG.