Túlio Mourão & Dona Jandira



Show de lançamento do CD “Afinidades” dia 15 de dezembro 
na Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes

No dia 15 de dezembro – sexta-feira, às 21 horas, o compositor, pianista e arranjador Túlio Mourão estará ao lado da cantora e intérprete Dona Jandira na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes, Av. Afonso Pena 1537), fazendo show de lançamento do CD “Afinidades”.

Afinidades aposta na força gerada pelo encontro de melodias cativantes com interpretações arrebatadoras. As recriações conduzidas pela voz de Dona Jandira são plenas de vigor criativas, reúnem carisma, grande originalidade e possuem um raro sentido de autenticidade e emoção.

O pianista arranjador Túlio Mourão se coloca como elemento de ligação com as referencias mais contemporâneas e cosmopolitas, unindo sólida bagagem erudita a um contexto de influencias que vão da MPB ao Jazz com equilibrado espaço para a improvisação. O resultado pode ser traduzido por encanto, simples, autêntico e inequívoco, como tudo que nos chega pelo coração.

O repertório celebra a magia e sedução de canções que romperam fronteiras e latitudes e que atravessaram gerações contagiando o mundo de poesia e emoção.

Pérolas coletadas nas telas de cinema, nos palcos, nos bailes, nas rádios… Dos LPs ao streaming, das TVs em PB ao MP3  e ainda  e para sempre…pérolas!

No repertório, entre outras estão: Perfídia (Alberto Dominguez), Além do Arco Iris (E.Harburg/Eliseu Miranda), Sorri (C.Chaplin/G.Claremont), Minha Oração(J.Kennedy/G.Boulanger), Jalousie (Jacob Gade), Com que Roupa (Noel Rosa).

Túlio Mourão

Mineiro de Divinópolis, Túlio tem uma rica trajetória na música brasileira, iniciada com o grupo Mutantes em sua fase de rock progressivo. O compositor foi gravado por nomes expressivos como Maria Bethânia, Zimbo Trio, Pat Metheny, Nara Leão, Milton Nascimento, Tavinho Moura, Jane Duboc, Eugênia Melo Castro, Ney Matogrosso, Oswaldo Montenegro, Anthonio e Tadeu Franco.

Merece destaque a gravação de sua música “A Primeira Estrela” pelo saxofonista americano Bob Berg, numa produção assinada por Chick Corea e participação de músicos notáveis como Steve Gad, Victor Bailey e Gil Goldstein. Suas canções têm parceiros como Adélia Prado, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Marcio Borges, Milton Nascimento, Abel Silva e Nelson Motta. Na trajetória do músico/instrumentista, Túlio, esteve no palco ou nos discos de vasta constelação de nossa MPB como Chico Buarque, Milton, Caetano, Fagner, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Belchior, Paulo Moura, Zezé Motta, entre outros.

Túlio Mourão se multiplica ainda em premiado compositor de trilhas para cinema, arranjador, produtor de discos, curador e diretor artístico de festivais, tendo atuado como curador nos projetos Festival Tudo é Jazz – Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto, Tim Concert, Claro Instrumental, Música no Parque, Música Redonda, BH Jazz, entre outros, e apresenta o programa Noturno, que vai ao ar no sábado, 22h na Redeminas.

Dona Jandira

Dona Jandira, atualmente com 79 anos impressiona a todos com sua voz singular, forte e impregnada de emoção. Moradora de Itatiaia desde 2001, a alagoana já se dedicou a outros projetos musicais, como o Coral Infantojuvenil Os Bem-te-vis, sob sua coordenação, além do Encontro de Compositores, que dá espaço a músicos do interior de Minas. Satisfeita com seus feitos recentes, que incluem uma ida à Europa para se apresentar em festival em Évora (Portugal), no ano passado, e o disco lançado em abril deste ano, ela segue olhando para frente e planejando o futuro.

É preciso ter uma relação com a música que preze a história para melhor aproveitar esta gravação. Se você julga ter,

prepare-se: vai ouvir o modo pelo qual tais canções chegavam na época ao ouvido do povo,

através de alguém que percebia seu valor e também as cantava como devia ser.

Esse alguém é a alagoana Dona Jandira de 78 anos, aqui acompanhada pelo pianista Tulio Mourão que,

com respeito e correção, infunde vida a essa encantadora voz legitimamente pura. É como um filme que se descobre num baú de preciosidades.

Isso não mais existe por aí dando sopa. Abram o baú.

Zuza Homem de Mello – outubro/17

Ouço Dona Jandira cantando e me pergunto de onde vem a coragem e o desassombro de trilhar o inóspito entre a sedução e o desamparo,

entre a firmeza e  a ternura ,entre a paixão…e a paixão .

Ouço Dona Jandira e  o  encanto me apazigua  a perplexidade quando me respondem  a força e a beleza de sua paisagem interior.

O desafio que se  apresenta é me cumpliciar plena e pianamente com um canto que reúne aspereza e doçura num desconcertante e delicioso atrevimento jazzístico

Tulio Mourão- Outubro /17

Serviço:

Show: Afinidades com Túlio Mourão e Dona Jandira

Dia: 15 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 21 horas

Local: Sala Juvenal Dias – Palálcio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Ingressos à venda na Bilheteria do Palácio das Artes: R$40,00 inteira – R$20,00 meia

Telefone bilheteria Palácio das Artes(31) 3236-7400

Outras informações:

www.tuliomourao.com.br

www.facebook.com/dona.jandira.94

Assessoria de Imprensa: Christina Lima (31) 99981 4897

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Abaeté Folia 2018 divulga programação completa e valores individuais

Artigo Anterior

Dilsinho, Sunga de Pano, Os Baianeiros e Matheus & Gabriel agitarão o Réveillon Mix Garden 2018

Relacionados