Cobertura / Seminário Científico ‘A Política na Atualidade’ faz panorama do cenário eleitoral



Especialistas da área jurídica, alunos de direito e convidados lotaram espaço; Debates levantaram assuntos importantes para o ano de eleição

*Cobertura:
*Faculdade de Direito da UFMG

*Matéria:
*Jornalistas: Felipe de Jesus e Felix Junior

*Fotos: Felipe de Jesus 

[dropcap size=big]O[/dropcap] sábado, 3 de março foi marcado pelo seminário: A Política na Atualiadade: Um olhar sobre o Cenário Brasileiro, que reuniu profissionais da área de Direito, políticos de Belo Horizonte / MG e também alunos do curso de Direito. O seminário foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas (UFMG) – (Av.Joao Pinheiro 100). Cerca de 200 pessoas estiveram presentes e atentas aos temas debatidos.

Auditório da Faculdade de Direito da UFMG

O evento aconteceu de 9h às 21h. Na mesa de apresentação do Seminário , nomes de peso do Direito como; Jose Eduardo Cardoso (que fez a abertura e evento); Patrícia Henriques; Thomas Bustamante e também da Política, Patrus Ananias; Leonardo Aveitizer; Gabriel Azevedo; Humberto Laudares; Bruno Santos; Onofre Batista; Bruno P.W. Reis; Rudda Ricci; Paulo Lamac e Renato Janine Ribeiro estiveram presentes.

Entre os temas levantados, Patrícia Henriques (jurista), falou sobre sobre questão do voto impresso (algo que vem sendo debatido) por causa das decisões nas urnas, que tem trago dúvidas. “Será que colocar o voto impresso como unânime, não vejo como solução, pois vale lembrar que para isso, teremos custos. Nao é tão barato assim. Vale primeiro analisar a situação para ver qual caminho tomar. Nao é tão simples assim”, disse a especialista. Já o professor Thomas Bustamante (jurista e professor de Filosofia do Direito) também levantou um tema interessantíssimo sobre a questão das decisões e pronunciamentos dos juízes.

Patrícia Henriques durante palestra

Para ele, alguns pronunciamentos não deveriam ser feitos explicitamente em detrimento ao cargo e a responsabilidade de tal. “Já fiz um artigo sobre essa questão dos juízes se pronunciarem em redes sociais sobre determinados temas. Parece às vezes que é só virar a câmera para o lado deles para que eles começam. Temos que nos atentar”, disse.

Mais debates ))

Logo em seguida, os demais nomes também falaram sobre os tema atuais que cercam a política atual. Entre os destaques, presentes o vice-prefeito de Belo Horizonte / Paulo Lamac, o vereador Gabriel Azevedo e outros nomes como Rudá Ricci, cientista político que falou sobre o impeachment no Brasil. “O importante, contudo, para minha perspectiva de análise sobre tendências da política nacional, é que a aventura do impeachment desarranjou o país”, disse.

Segundo Rudá Ricci, o impeachment quebrou alguns partidos ao meio. “Criou uma zona de insegurança jurídica, alçou ao estrelato um instável e provocador de extrema-direita (que ninguém aposta que sairá vitorioso no próximo pleito), gerou um total niilismo da grande maioria dos brasileiros em relação ao desempenho de representações políticas formais ou autoridades públicas”, concluiu.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Roberto Carlos se apresenta em BH no mês do seu aniversário

Artigo Anterior

ESPECIALISTAS EM MICROPIGMENTAÇÃO DA ESPANHA E EUA ESTARÃO EM BH PARA CONGRESSO INÉDITO COM NOVIDADES E TENDÊNCIAS

Relacionados