Recuperação de Impostos no Simples Nacional



Especialista explica como a partir da Lei Complementar nº 147, de 2014, as empresas passaram a ter mais autonomia sobre os tributos pagos.

[dropcap size=big]A[/dropcap] falta de conhecimento a respeito do sistema tributário brasileiro, faz milhares de empreendedores colaborarem com o aumento do saldo positivo da conta do Fisco. Isso porque muitos desconhecem essa possibilidade de ter a recuperação de impostos no regime tributário do Simples Nacional (as micros e pequenas empresas). Mas, antes de se empolgar com a essa possibilidade, é necessário entender que a recuperação não é tão simples como se imagina. Esse processo que visa reaver o pagamento de alguns tributos, exige conhecimento técnico e inclusive sobre o planejamento tributário.Segundo o advogado tributário e economista Wander Brugnara, diretor e fundador do Grupo Brugnara há 25 anos, a recuperação ocorre por motivos específicos, como a duplicidade no recolhimento dos tributos ICMS-ST e do PIS/COFINS Monofásico, justamente pelo fato das empresas do Simples Nacional arcarem com os mesmos na origem e posteriormente na alíquota única, indo contra a ideia da não-cumulatividade.

Existem alguns tributos que são exigidos do fabricante/produtor ou importador de origem, conforme as determinações do Fisco, que passam a ser expostos a diferentes tipos de empresas – inclusive de regime Simples Nacional. “Geralmente esses tributos são o ICMS-ST e o PIS/COFINS Monofásico, em que o Fisco pressupõe o valor pago pelo consumidor final em um produto específico e com base nisso, exige o recolhimento dos mesmos ainda na origem e com base nesse correspondente (o valor que acredita ser o que os consumidores pagam)”, disse.

Então, as empresas são obrigadas a arcar com esses tributos duas vezes, gerando uma cumulatividade?

Para o especialista, antes da Lei Complementar 123, do ano de 2006, não ter sido alterada, era isso que acontecia. “A partir da Lei Complementar nº 147, de 2014, esse padrão fora alterado, mas apenas a partir das empresas sujeitas ao regime do Simples. A lei nº 147 permitiu a retirada da base de cálculo de ICMS e PIS/COFINS, sobre a receita de venda de produtos neste tipo de regime e monofásico nas Simples, e com isso, a duplicidade de tributos não tem acontecido ao menos neste padrão”, explicou.

De acordo com Wander, isso significa que desde 2014, as empresas possuem autonomia para excluir da base de cálculo a receita de venda dos produtos que são oriundos de ICMS-ST e Monofásico do PIS/COFINS e, além disso, ainda fora permitido recolhimento dos créditos gerados por esse cumulativo, a partir de um processo de compensação.

Produtos monofásicos: o que são?

Antes de tudo cabe salientar que o regime monofásico é bem parecido com a substituição tributária pois tem como intuito indicar um responsável pelo recolhimento da cadeira toda, neste caso o importador ou o fabricante. “Não diferentes dos outros regimes existentes no Simples Nacional, o monofásico funciona da mesma forma, o que devemos observar é a tributação de algumas mercadorias. Lembrando que para PIS e COFINS a receita oriunda da venda de produtos monofásicos não deveria ser tributada. Logo devemos segregar o CST das vendas das mercadorias afim de evitar desperdícios no sistema monofásico no simples nacional”, esclareceu o advogado.

Diversas farmácias, bares, restaurantes, empresas de cosméticos e perfumaria já vem conseguindo recuperar os impostos pagos de forma indevida, devido a venda de produtos monofásicos. E é a partir do NCM que podemos saber quando um produto está sujeito ao regime monofásico.

Mas, qual CST a empresa deve utilizar quando vender um produto monofásico? Para o especialista, nessa categoria a regra das alíquotas gerais de 0,65% ou 1,65% para o PIS e 3% ou 7,6% para a COFINS já não é mais válida. “Isto acontece por que os produtos Monofásicos possuem alíquotas diferentes dos demais produtos, temos como exemplo, cervejas, refrigerantes, produtos de perfumaria, dentre muitos outros, quem é obrigado a recolher tal tributo é o primeiro da cadeia, sendo o industrial ou o importador, que irá recolher por toda a cadeia seguinte”, contou. Ele ainda ressalta que a maioria dos que vendem produtos monofásicos devem saber que a revenda de tais produtos é feita com alíquota zero.

Fonte: Wander Brugnara, advogado tributário e economista, diretor e fundador do Grupo Brugnara há 25 anos (www.brugnara.com.br).

Assessoria de Imprensa

Déborah Ribeiro - Assessora de Comunicação e Imprensa
Letra Comunicação e Marketing
www.letracomunicacao.com
[email protected]
(31) 3236-1477 ou 98429-7565
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Congelamento de óvulos é alternativa para uma gravidez tardia

Artigo Anterior

4º Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas referencia os melhores do teatro

Relacionados