Dia da Secretária: 1ª Edição do Evento em Comemoração às Secretárias HUNC faz panorama da profissão elevando importância da qualificação e bem estar na atividade



Tatiana Auxiliadora, Luiz Assunção, Tuka Moreira e Acácio Neiva
foram os palestrantes; Show, Stand Up e Workshop animaram a festa; Preocupação com a saúde foi primordial no evento


Cobertura
Jornalista: Felipe José de Jesus
Fotos: Divulgação CONAQS


[dropcap size=big]I[/dropcap]ndispensável em um mundo cada vez mais digital, a secretária, profissional requisitada nas áreas de saúde, advocacia, engenharia e demais vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade. Além de ser uma das atividades que mais ofertam oportunidades, é também uma das três mais antigas do mundo. Por sua tamanha relevância mundial, a “CONAQS” (Consultoria e Assessoria)”, idealizou a 1° Edição do Evento em Comemoração às Secretárias HUNC no dia 29 de setembro. A festividade foi realizada pela “Faz e Acontece Eventos” no Espaço OMNI (Rua Laranjal, 38, Anchieta – Belo Horizonte) e contou também com diversos apoiadores. Apresentação musical, Stand Up e Workshop também animaram a festa.

Além das diversas secretárias e convidados, palestrantes também fizeram parte do evento reforçando a importância da profissão nos dias atuais. Tatiana Auxiliadora (Idealizadora do evento e diretora da CONAQS), Acácio Neiva (Consultor empresarial e diretor da NEXPE), Luiz Assunção (Gerente comercial e bacharel em Gestão de Segurança Privada) e Tuka Moreira (especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa) deram ótimas dicas para as profissionais.

Em entrevista, Tatiana Auxiliadora, da CONAQS, disse que o Dia da Secretária tem que ser cada vez mais valorizado na sociedade. Para ela, a qualificação é também de extrema importância. “Hoje eu sou consultora, mas já fui secretária e poder realizar essa festa aqui é uma realização, na verdade um sonho. Já era uma ideia que eu tinha quando era secretária, pois, por exemplo, o médico vai para o congresso e nunca investe na secretária. Por isso, tivemos esse feeling de fazer essa festa. Ou seja, dar a importância real que elas merecem”, comentou.

Tatiana Auxiliadora (CONAQS)

Segundo Tatiana Auxiliadora, a qualificação é de suma importância. Além disso, ela falou sobre o futuro da secretária. “É muito importante estar qualificada, pois sempre falo em minhas palestras e também com os empreendedores das clinicas, sobre a questão do processo seletivo. Alguns acabam contratando uma profissional que traz apenas aparência e pouca experiência de mercado. A qualificação é importante, pois, o diferencial do meu trabalho, por exemplo, é o de trabalhar a excelência. Às vezes a pessoa faz o curso de Secretariado, mas não tem excelência, algo que em minha opinião deve ser primordial”, completou.

Em relação ao futuro da profissão, Tatiana Auxiliadora disse que é preciso reciclar. “Quanto ao futuro da secretária, eu acredito que seja preciso haver mudanças, pois estamos na quarta revolução industrial. Eu tenho essa percepção de que as pessoas têm que acompanhar as mudanças e reciclar. Como o meu nicho é saúde, eu acredito que a profissão não vá acabar de tudo, mas tem que existir transformações, mudanças. Nós da CONAQS temos essa preocupação, pois quando eu, por exemplo, treino uma secretária, eu não falo com ela algo que eu imagino, eu passo algo que eu sei como funciona. Conheço a linguagem dela, por isso, procuro mostrar que é possível fazer acontecer. Além disso, mostramos que é preciso cuidar sempre da saúde”.

Já para Acácio Neiva (Consultor Empresarial e Diretor da NEXPE), a profissão é de extrema relevância. Prova disso é que ele tem uma secretária 24 anos em sua empresa. “Eu tenho uma secretária que trabalha comigo há 24 anos. Acredito que a secretária desempenha um papel na vida do executivo, ou seja, na vida daquele que ela assiste sendo uma extensão dele. A minha, por exemplo, cuida e facilita muito a minha vida. Por isso, faço uma troca oferecendo as melhores ferramentas para que ela atenda as minhas necessidades da melhor forma. A secretária de hoje tem que estar mais atualizada para prever até situações, pois, ela representa essa interface do líder na comunidade que ele corresponde. É uma profissão hoje que às vezes exige até nível superior. Sendo assim, vale a pena se qualificar e sempre cuidar da saúde”, salienta.

Acácio Neiva (Consultor Empresarial e Diretor da NEXPE)

Luiz Assunção (Gerente comercial e Bacharel em Gestão de Segurança Privada), falou sobre o Dia da Secretária elevando à importância de se atentar a segurança nas ruas, por exemplo, utilizando o celular. “O meu convívio com as secretárias vem de anos. Todas as áreas que eu entro, sou atendido por elas. Para mim elas são auxiliadoras de suma importância para vários profissionais como advogados, engenheiros, médicos e demais. Quanto a qualificação, é importante que elas cheguem mais preparadas, pois tem muitas que estão engessadas na profissão. É fundamental a reciclagem. Sobre a segurança delas, que é minha área, é preciso usar da prevenção para minimizar o risco de ser uma estatística. Uma dica para elas que vão as ruas para fazer serviços externos, é evitar o uso visível do celular”, disse.

Mercado evolutivo

Tuka Moreira (Especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa) disse que comemorar o Dia da Secretária é de extrema importância. Para ela é essencial se qualificar. “Eu vejo essa comemoração como um reconhecimento. Existem pesquisas da neurociência que comprovam que tem pessoas que gostam do valor do reconhecimento. Não é uma questão de ego. Quando ela é reconhecida ela se sente inconscientemente mais motivada a produzir mais resultados. Quanto à qualificação para o oficio, vejo que o conhecimento é importante para qualquer área da vida. As empresas precisam colocar isso como prioridade sim! Independente do serviço que você venda, ou demonstre para seu mercado, é preciso ter profissionais de ponta para repassar a sua ideia e ideologia de mercado. O conhecimento é essencial”.

Tuka Moreira (Especialista em Inteligência Emocional e Análise Facial Corporativa)

Quanto ao futuro da profissão, Tuka Moreira foi direta. “É preciso entender que esse mercado de secretária pode acabar. Em países de primeiro mundo essa profissão é escassa. Elas devem continuar como estão, mas se certificando cada vez mais. O mercado é muito evolutivo, pois, hoje eu sou uma secretária, mas amanhã posso ser uma secretária executiva, que é algo muito melhor. Mas é preciso aprimorar”, salientou.

Já para Kátia Nunes, da Duzani Lingerie, a secretária é de extrema relevância, pois ela cuida de toda a logística de uma empresa. Para ela foi um prazer participar dessa grande comemoração. “Quando recebemos a proposta aceitamos na hora, pois, a secretária é ponto chave. Ela leva nossa marca a lugares que nem imaginamos. Ou seja, a secretária é uma extensão do próprio empresário, por isso, acaba cuidando de toda a logística da empresa. De reuniões, marcação de eventos até toda a organização da agenda, ela é essencial. No entanto, é bom se qualificar, pois o mundo é digital e todos os negócios giram em torno das Redes Sociais como o Instagram e o Facebook. Além disso, é bom ser proativa”.

Brinde de comemoração do ‘Dia da Secretária’

Espaço OMNI

Além dos palestrantes, Luciliana Silva, administradora do Espaço OMNI (espaço multiuso para festas e todos os tipos de eventos corporativos e sociais), falou sobre a importância do Dia da Secretária. “A secretária é o coração da empresa, ou seja, o primeiro contato do empresário com seu cliente. Por isso, ela é de suma importância nas pequenas e grandes empresas. Todavia, lembro que é preciso se reciclar e se preparar cada vez mais. O padrão de uma secretária hoje já não é o mesmo de antes, por isso, é bom buscar mais alternativas e modernidades no ramo que ela trabalha para se manter. Comemorar o Dia da Secretária é valorizar o serviço prestado, pois o sucesso do profissional vem através do trabalho dela. É o reconhecimento que vai motivar e fazer dela uma profissional cada vez melhor”, concluiu.

Confiram mais fotos do evento
(Fotos: Divulgação CONAQS)

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Mercado: Império Amazônico celebra um ano de existência

Artigo Anterior

Espetáculo Emmanuel - A luz de Chico Xavier terá única sessão em BH nesta sexta-feira

Relacionados