Visto de turismo para Austrália: o que é, como tirá-lo e documentação necessária

unnamed (7)


Viajar para a Austrália pode ser o sonho de muitas pessoas. Porém, o processo para o visto de turismo acaba sendo mais complicado do que realmente parece. Por isso, é necessária muita atenção.

 Hoje em dia, é obrigatório o visto de turismo para pessoas que desejam viajar para o país. É conhecido por suas paisagens deslumbrantes, muitas praias e uma vida bastante agitada, com muita natureza e animais bem desconhecidos.

Mesmo que seja um processo simples, é muito importante tomar todos os cuidados para ter sucesso em sua solicitação e evitar qualquer imprevisto com a imigração. Por isso, confira algumas dicas na hora de solicitar o seu visto de turismo para a Austrália:

O visto de turismo para a Austrália

Se você deseja conhecer a Austrália a turismo, é preciso que tenha o seu visto em mãos. Ele é fundamental para quem quer visitar amigos, conhecer o país, ir em atividades recreativas ou outras atividades desse segmento.

A Austrália conta com mais de 200 modalidades de vistos, incluindo focados para turistas. Cada um deles tem os seus requisitos específicos. Para isso, é preciso cumpri-los para ter sucesso e conseguir visitar o país.

Os tipos de vistos para turistas

Assim como dito acima, são diversas modalidades de visto de turismo para a Austrália. Abaixo, separamos algumas delas:

  • Visitor Visa (Subclass 600):  O famoso visto de turismo para Austrália, essa modalidade é para pessoas que querem visitar familiares e amigos, focado no turismo e para finalidades de curto prazo, sem envolver trabalho. A estadia pode ser de até 12 meses, dependendo do propósito e das circunstâncias do solicitante;
  • Electronic Travel Authority (ETA) (Subclass 601): a Autorização Eletrônica de Viagem, também chamada de ETA, fica disponível para cidadãos de países específicos. Permite múltiplas entradas ao longo de 12 meses. Cada estadia deve ter a duração de até três meses. Essa modalidade pode ser solicitada de forma online, tendo uma aprovação geralmente rápida;
  • eVisitor (Subclass 651): outra modalidade é o eVisitor, que é semelhante ao ETA. Porém, só fica disponível para os cidadãos da União Europeia e alguns outros países europeus. Também permite múltiplas entradas ao longo de 12 meses, também com estadias de três meses, no máximo.

Requisitos necessários

Um dos pontos mais importantes é a documentação. Você precisa tomar bastante cuidado com essa parte, pois é fundamental para ter sucesso na solicitação do seu visto de turismo para a Austrália.

Os documentos necessários são os seguintes:

  • Passaporte válido, com seis meses de validade a partir da data de entrada prevista;
  • Formulário de solicitação do visto preenchido devidamente;
  • Fotos recentes de acordo com o formato;
  • Provas financeiras, como extratos bancários e comprovantes de renda;
  • Provas de alojamento, como carta de convite de amigos/familiares ou reservas de hotel;
  • Cartão de intenção ou convite, se aplicável, que é uma carta de intenção com o propósito da viagem, os itinerários e outras informações;
  • Carta de convite de um residente australiano, se aplicável, com as informações de contato e detalhes da sua relação com o solicitante.

A solicitação do visto de turismo

O processo para solicitar o visto de turismo australiano pode parecer descomplicado, mas é burocrático. Por isso, é fundamental que se tenha atenção a cada passo na obtenção.

Existem algumas exigências chatas, como a tradução de todos os documentos. Porém, é um processo que geralmente não conta com entrevista e, principalmente para brasileiros, não há coleta de dados biométricos.

unnamed (8)

Confira os passos para a obtenção do visto de turismo para a Austrália:

1. Faça a sua conta no Departamento de Imigração da Austrália

O primeiro passo para solicitar o visto é entrar no portal ImmiAccount, que é o Departamento de Imigração da Austrália, portal oficial do governo australiano. Ele possui formulários em inglês.

Para blindar os desafios do idioma, é possível utilizar tradutores online. Você precisará criar uma conta com o seu e-mail, que receberá um código de acesso. Preencha nome, telefone, senha e perguntas de segurança.

2. Solicitação do visto

Após fazer o seu login no ImmiAccount, você poderá dar início em sua solicitação. Para isso, basta clicar em “New application”. Logo depois, deverá ser informado o tipo de visto desejado.

Depois disso, a depender da modalidade escolhida, um formulário será aberto. Geralmente, são 19 páginas. É importante que você salve suas respostas a cada seção. É possível completar o preenchimento mais tarde.

A seguir, confira mais sobre cada seção:

  • 1ª seção: país onde está sendo feita a solicitação, motivos para a viagem e data que você pretende estar na Austrália;
  • 2ª seção: dados do passaporte, documentos de identificação e se você já aplicou para o visto ou viajou para o país anteriormente;

Se alguém viajará com você, deve ser informado informações nesta seção, mas o visto será solicitado individualmente. Agrupe todas as informações, a fim de permitir que o Departamento de Imigração faça o processo de maneira simultânea.

  • 3ª seção: informações de contato e residência, além de selecionar a embaixada mais próxima de você, em caso de uma possível entrevista. Também deve ser informado dados básicos de membros familiares que não vão realizar a viagem e não são cidadãos australianos;
  • 4ª seção: aqui você informará os motivos para a sua viagem, informando o tempo que pretende ficar no país, com as datas de entrada e saída. No caso de visto para estudo, informe a instituição. Se for para visitar alguém, cite os nomes e datas de nascimento;
  • 5ª seção: informe detalhes sobre o seu trabalho, como você quer se manter na Austrália financeiramente, informações sobre seu convênio médico e antecedentes criminais.

Após dar todas as informações solicitadas, você poderá revisar todos os detalhes. É possível também editar as informações. Submeta a solicitação e encaminhe para o Departamento de Imigração.

3. Anexe todos os documentos

Nesta etapa, não será necessário enviar passaporte, extratos bancários ou declarações de renda anual. Porém, todos os outros documentos precisam ser enviados na versão original, assim como traduzidos em inglês. É fundamental que o nome do tradutor, endereço, telefone, qualificações e experiência sejam informados.

Vale destacar que no visto na modalidade visitante subclasse 600, você deve anexar as cópias digitalizadas e coloridas do passaporte, além do comprovante de emprego e itinerário da Austrália, de acordo com a finalidade da viagem, que já foi previamente indicado.

Nessa modalidade, também é fundamental que você inclua todos os documentos possíveis para comprovar que a sua estadia será temporária. Inclua provas de que você tem dinheiro para sair do país e os motivos para voltar para o Brasil.

4. Faça o pagamento

O próximo passo é mais simples. Ou seja, antes de enviar a sua solicitação para o Departamento de Imigração da Austrália, faça o pagamento da taxa de solicitação do seu visto de turismo.

O valor é de cerca de 190 dólares australianos. O pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito ou pelo aplicativo do Paypal. Vale destacar que o valor depende da modalidade do visto.

Conheça a Mundo dos Vistos

Apesar de parecer bastante simples, principalmente por poder ser feito online e geralmente não ter uma entrevista, a solicitação do visto de turismo para Austrália deve ser realizada com bastante atenção.

Para isso, considere contar com uma assistência especializada. A Mundo dos Vistos tem uma equipe preparada para ajudar em todas as etapas de obtenção do seu documento.

Entre em contato com o time de atendentes e conte com a expertise de quem realmente sabe como te ajudar. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Retrato Cartão de Benefícios para Servidor Federal SIAPE Texto 02

Você sabe como contratar o Cartão de Benefícios para Servidor e Pensionista Federal SIAPE?

Artigo Anterior
Fabio Audi

Fabio Audi, Dentista Brasileiro, Leva Integração entre Odontologia e Psicanálise para Nova York

Relacionados