Pesquisa revela que colaboradores felizes são mais produtivos e criativos e que as empresas têm responsabilidade pela felicidade de seus colaboradores
Um estudo da organização global The School of Life em parceria com a Robert Half revelou uma verdade que cada vez mais empresas estão reconhecendo: a felicidade dos colaboradores é um fator determinante para o sucesso do negócio. A pesquisa, que ouviu mais de 700 profissionais, aponta que 90% dos líderes e liderados acreditam que as empresas têm responsabilidade pela felicidade de seus colaboradores.
Mas o que torna um colaborador feliz? Segundo a pesquisa, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o reconhecimento e a valorização, além do senso de propósito, são os principais fatores. “Ao criar um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, uma empresa consegue atrair e reter os melhores talentos, estimular a inovação e alcançar resultados superiores”, destaca Cristiane Mascarenhas Guedes, psicóloga e líder de pessoas da Alctel, empresa mineira referência em soluções tecnológicas.
Cada vez mais as empresas estão investindo na felicidade dos seus colaboradores como uma estratégia para o crescimento sustentável. A Alctel é um exemplo de instituição que garante bons resultados investindo em uma cultura organizacional que promove o ambiente corporativo saudável, já garantiu o título de uma das melhores empresas para se trabalhar e tem conquistado o seu setor. Neste ano, a empresa criada há 28 anos em Belo Horizonte e tem filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belém, superou desafios e bateu metas. Com o apoio de colaboradores motivados e felizes, a empresa cresceu muito nos últimos anos e, somente neste ano projeta um faturamento 40% maior em relação a 2023.
“Somos hoje uma marca admirada, uma empresa respeitada pelos colaboradores e pelo segmento. O nosso propósito antes de tudo é estimular, incentivar e promover o nosso colaborador. A Alctel é um lugar de gente feliz e estamos provando que é possível promover a felicidade no ambiente de trabalho e conquistar o mercado”, ressalta a psicóloga.
Clima Organizacional
A empresa investe em diversas iniciativas para promover o bem-estar dos colaboradores, como programas de reconhecimento, desenvolvimento profissional e eventos de integração. “Ao promover um ambiente de trabalho colaborativo, inclusivo e divertido, as instituições incentivam a inovação e o desenvolvimento pessoal”, argumenta a psicóloga.
Mas o que a Alctel faz de diferente? Cristiane explica que em primeiro lugar a empresa adota uma abordagem humanizada e focada nas pessoas. “Acreditamos que para ser um bom colaborador, é preciso, antes de tudo, ser feliz. Queremos promover a felicidade”, diz.
Essa filosofia da empresa se traduz em diversas iniciativas, como horário flexível, carga horária de 40 horas e não 44 horas, programa de incentivo à saúde mental, cultura de celebração em datas comemorativas como oportunidades para reunir a equipe e estreitar laços, plataforma Feedz – utilizada para promover a interação entre os colaboradores, dar feedbacks e celebrar conquistas- programa de recompensas, entre outras ações de valorização do colaborador.
“Na Alctel estamos sempre celebrando alguma data ou promovendo algum encontro festivo. Seja para comemorar o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Dia do Picolé e tantos outros. Nossa Festa Junina é sempre muito animada. A direção da empresa é calorosa e aberta a investir nesses momentos de relaxamento”, destaca. Além disso, a empresa oferece uma estrutura com cozinha, varanda e sala de jogos e descanso.
Valor e Gratidão
Josiano Dias do Nascimento, 45 anos, é líder técnico na Alctel. Ele chegou na empresa em 2007 como supervisor técnico, passou pela gerência de projetos e hoje lidera uma equipe de 25 pessoas. Para Josiano o ambiente acolhedor e o cuidado com os funcionários são fundamentais na rotina atribulada de trabalho. “Nós não somos apenas colaboradores, somos pessoas respeitadas e valorizadas. A empresa não cuida apenas dos clientes, mas também de todos nós. De todos os lugares em que já trabalhei aqui é o que me sinto mais estimulado e feliz”, revela.
O líder técnico também ressalta a importância da integração. “Os funcionários estão próximos uns aos outros e também dos diretores. Temos lugar de escuta e ao mesmo tempo existe uma amizade, um espaço para celebrar, para reunirmos. Na empresa tudo é motivo para comemorar. É muito estimulante o carinho que nossos gestores têm com toda a equipe”, comenta. Josiano também ressalta o reconhecimento que recebe dos líderes. Ele sempre recebe brindes em datas especiais e é lembrado quando faz aniversário de empresa.
A felicidade de trabalhar em um ambiente saudável também é motivo de alegria para Ednilson Alves Salves, de 47 anos. Ele é técnico de telecomunicações na filial da Alctel em São Paulo e trabalha na empresa desde 2014. Apesar de estar longe da sede, Ednilson considera que a integração entre as equipes é muito grande. “Mesmo estando em uma filial, parece que estou ao lado dos meus companheiros seja em BH e ou nas outras filiais. A gente se fala diariamente, estamos sempre juntos e sendo acolhidos pela equipe que faz de tudo para que a gente se sinta bem”.
Ednilson é muito grato pela relação que tem no trabalho e pelo reconhecimento. “Eu sou muito feliz na empresa e sei que tenho meu valor reconhecido e que realmente eles se importam comigo. São pequenas coisas que para o colaborador são muito importantes. É uma lembrança do dia dos pais, dia dos avôs, pois já sou avô, e também em momentos que a gente mais precisa. Recentemente, tive um problema de saúde e a empresa se preocupou comigo, me ajudaram, quiseram saber como eu estava. Eu me emociono com isso”
O técnico em telecomunicações ainda ressalta que, mesmo em momentos mais desafiadores em projetos mais difíceis, a equipe dá o seu melhor. “A gente trabalha feliz, motivado, e em nenhum momento eu me sinto pressionado, mesmo que a gente tenha que trabalhar um pouco mais por conta de algum projeto especial. Estamos sempre dispostos a dar o nosso melhor. Todo mundo trabalha com disposição, com vontade e amor para fazer a empresa crescer, porque nos sentimos parte dela e sabemos que também estamos aprendendo”, conta.
Resultados
Os benefícios da felicidade no trabalho vão além do bem-estar individual. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que colaboradores felizes são em média 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. “Funcionários felizes são mais eficazes. Muitas vezes, são atitudes simples, mas repletas de significados que promovem a felicidade no ambiente de trabalho”, completa Cristiane.
Os resultados da gestão de pessoas da Alctel corroboram com as pesquisas de clima organizacional. A empresa possui uma média de satisfação dos colaboradores de 86%, bem acima da média nacional. Além disso, a taxa de rotatividade é baixa, o que demonstra que os funcionários estão felizes e engajados com a empresa.
“Ao investir no bem-estar dos colaboradores, a empresa não apenas aumenta a produtividade e a inovação, mas também fortalece sua marca empregadora e atrai os melhores talentos do mercado”, completa a líder de pessoas.