Vagas temporárias: especialista em RH orienta condutas que podem garantir efetivação

Crédito: Freepik.


 450 mil vagas temporárias serão abertas até dezembro

 

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê a abertura de 450 mil novas vagas temporárias em todo Brasil até o final do ano. Os setores que mais irão demandar, segundo a entidade, serão indústria (45%), serviço (35%) e comércio (15%). A expectativa de todo trabalhador temporário é de efetivação e as chances podem ser potencializadas ao demonstrar para o empregador interesse, comprometimento e proatividade, como analisa a coordenadora do curso de Recursos Humanos da Estácio Belo Horizonte, Cintia Ladeira.

“O colaborador deve focar no que a empresa espera dele para fazer entregas mais assertivas. É fundamental que o profissional expresse interesse, disponibilidade, inclusive para executar algumas tarefas extras que podem ser uma oportunidade de aprendizagem, conheça a cultura organizacional da empresa e busque evidenciar suas qualidades durante a rotina de trabalho. Também é importante reconhecer suas limitações, mas buscar ajuda para trabalhá-las sinalizando empenho e vontade de aprender”, indica Cintia Ladeira.

A especialista em gestão de RH afirma que certas condutas podem ser decisivas para conquistar a efetivação em um cargo temporário. “Compromisso e responsabilidade são primordiais. Leve a atividade a sério, respeite as regras e os horários, execute as tarefas dentro dos prazos estipulados. Esteja também disposto a ajudar os colegas, mantenha relações saudáveis e respeitosas com eles e os clientes. Proponha ideias que aprimorem as atividades realizadas. Peça feedbacks ao gestor, isso demonstra maturidade profissional e interesse em se desenvolver”, sugere.

Não menos importante, Cintia Ladeira lembra que o dress code deve estar alinhado ao ambiente de trabalho, à função e cultura da empresa. “Atenção à vestimenta e ao calçado corretos para o cargo, se são mais apropriadas roupas formais ou casuais, cores neutras ou estampas. O dress code dependerá do contexto, mas algumas regras valem para qualquer cultura do negócio: esteja com as roupas limpas e passadas, evite acessórios exagerados e perfumes muito fortes, não use camisas de time, roupas manchadas ou rasgadas”, orienta.

Para quem ainda está à procura de uma função temporária, Cintia Ladeira recomenda monitorar redes de empregos e comunidades nas redes sociais e aplicativos de mensagens. “Faça um perfil profissional em plataformas de emprego como o LinkedIn e mantenha o currículo atualizado, e cuidado com a foto do perfil, escolha uma em boa resolução e com um fundo neutro. Vale também informar aos amigos e à sua rede de relacionamento que está em busca de uma vaga temporária, pois boa parte dessas oportunidades são ocupadas por indicação”, finaliza.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sensacional de Rolé movimenta Belo Horizonte com eventos diversos de 29 de novembro a 14 de dezembro

Artigo Anterior
WhatsApp Image 2024-11-25 at 13.05.14

O Restaurante Perfil recebe homenagem no Prêmio Valor Empresarial 2024!

Relacionados