BPO Comercial: terceirização de vendas é aposta para o crescimento de diversas empresas



Entenda porque esse modelo se tornou uma tendência em vários segmentos

É fato que, para uma empresa se destacar e crescer no mercado, ela deve oferecer o que o cliente necessita. Porém, não basta apenas oferecer o serviço, é preciso mostrá-lo. A regra vale principalmente para empresas que operam no modelo B2B (serviços oferecidos para outras empresas), nas quais o setor comercial é fundamental para o crescimento das vendas e, consequentemente, para se obter sucesso dentro do segmento que opera. Dessa forma, entender as estratégias adequadas para conquistar o público é fundamental. Afinal, esse ponto vai muito além de uma simples conversa por telefone ou propaganda sem direcionamento nas redes sociais.

É assim que o “BPO Comercial” tem se tornado a principal tendência entre pequenas, médias e, até mesmo, grandes empresas. O especialista em neuromarketing, Esdras Araújo, explica que este modelo deriva do BPO tradicional, que consiste na terceirização de serviços. Porém, a intenção do BPO Comercial – também conhecido como Outsourcing Comercial – é especificamente para o setor de vendas. “Este modelo foi criado principalmente para empresas que estão começando e não possuem um time de vendas estruturado ou um orçamento financeiro adequado para montar um equipe completa e de qualidade”, acrescenta.

Portanto, ao terceirizar o setor comercial, o empresário recebe toda a estrutura necessária para gerar resultados de vendas satisfatórios e com custo-benefício adequado para conquistar o mercado. “Engana-se quem acha que apenas empresas iniciantes no mercado optam por esse modelo. Trata-se de uma tendência em diversos setores, já que ele proporciona muitas vantagens. Além do custo-benefício, o empresário não precisa se preocupar em fazer todos os processos e estruturar uma equipe do início ao fim. Ao aderir o BPO Comercial, a empresa já terá tudo isso em mãos e poderá partir para as ações de vendas”, destaca.

Dicas

Para quem pensa em conhecer de perto o BPO Comercial e aderir ao modelo para o próprio negócio, Esdras dá algumas dicas para começar. “O ideal é buscar uma empresa transparente que elabore um planejamento realmente personalizado para a sua empresa. Não vai adiantar contratar o serviço se for utilizado uma fórmula padrão em todos os tipos de negócio, já que cada empresa pretende alcançar um público-alvo específico. Além disso, é importante acompanhar de perto os resultados e mudar a estratégia caso seja necessário”, orienta.

Fonte: Esdras Araújo, formado em Direito, com técnico em administração de empresas e empreendedorismo pelo Sebrae-MG. Especializado em Neuromarketing, bem como em Marketing pela USP; Finanças, Investimentos e Banking pela PUC Rio Grande do Sul, MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance pela PUC do Rio Grande do Sul, e Direito Tributário.

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