Mercado & Negócios: franquias que ficaram mais baratas durante a pandemia



Com o desemprego em alta, por conta da pandemia do novo coronavírus, o setor de franquias se torna uma das portas de entrada para o empreendedorismo. De olho nessa oportunidade e também na necessidade de revisão de custos internos, muitas redes conseguiram ficar mais baratas, diminuindo o valor inicial de investimento. Em algumas marcas, as reduções chegam a quase 80%.

Em quase todos os casos, o desconto ocorreu na taxa de franquia, que é o valor pago pelo direito de uso da marca. Para isso, as redes revisaram custos de operação, estoque e fornecedores.

No entanto, antes de investir em uma franquia, o empreendedor precisa fazer uma autoanálise para saber se tem perfil de franqueado e se certificar de que a rede realmente entrega tudo o que é prometido. Para isso, especialistas aconselham a pesquisar a respeito da marca e consultar atuais franqueados, que podem dar um panorama mais realista da gestão. Os contatos deles constarão da Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que deve ser entregue pela franqueadora logo nos primeiros contatos. Veja algumas:

1. CredFácil
A rede tem 280 franquias abertas e pretende chegar a 400 em 2020. Como trabalham com empréstimos, tiveram uma alta demanda durante a pandemia, com crescimento de 28% no faturamento.

No Modelo Loja, o investimento anterior era de R$ 38.900 e agora caiu para R$ 29.900. De acordo com a empresa, a justificativa é que empreendedores de outros setores passaram a procurar a rede para investir e eles resolveram flexibilizar os valores para conseguir capilaridade.

2. É Seguro
Atualmente, a rede de seguros possui 220 unidades e pretende abrir mais 40 operações ainda em 2020. Com a pandemia, a marca renegociou todos os valores com os fornecedores e agregou os custos dentro do investimento inicial. Nos três primeiros meses, o empreendedor ainda terá isenção de sistemas operacionais.

Eles trabalham com dois modelos de negócios. Confira as condições – os dois modelos já contemplam capital de giro estimado:
Franquia Comercial: o valor total caiu de R$ 45.900,00 para R$ 34.900,00
Franquia Home Office: o valor total caiu de R$ 23.900,00 para R$ 17.900,00

3. Ecoville
A franquia de produtos de limpeza tem 311 unidades e pretende chegar a 400 ainda neste ano. De acordo com a empresa, a opção do empreendedor de usar o próprio veiculo para entregas, além da redução do estoque inicial, ajudou a diminuir a necessidade do aporte inicial.

Antes, o investimento inicial era de R$ 57.000, incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial. Agora, baixou para R$ 34.900.

4. Gigatron
Com 52 unidades abertas, a franquia de tecnologia pretende expandir para cidades de até 100 mil habitantes com a microfranquia Software, que tem foco no pequeno e médio varejo, prestadores de serviço e restaurantes.

Antes, o investimento total para abrir uma franquia Software da Gigatron era de R$ 10.750, incluindo taxa de franquia, capital de instalação e capital de giro. Agora, esse valor caiu para R$ 2.750. De acordo com a marca, o ajuste se deu pela redução significativa na taxa de franquia para cidades menores.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Título oficial do novo albúm de Katy Perry é revelado; confira

Artigo Anterior

Quem era o verdadeiro Michael Jackson?

Relacionados