Dia Mundial da Higienização das Mãos eleva alerta para esse bom hábito

Imagem: SPDM.


Lavagem correta das mãos pode prevenir infecções por doenças causadas por fungos, bactérias e vírus, como o SARS CoV2, causador da Covid-19

Água e sabão. É somente isso o necessário para lavar as mãos. Esse simples gesto que deveria aparecer em diferentes momentos da rotina acarreta grandes consequências positivas, benéficas até para a qualidade de vida.

O reconhecimento pela importância desta atitude é tão grande que a Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleceu, em 2010, o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. Em 2021, vivendo a pandemia de Covid-19, a necessidade de conscientização de lavar as mãos é ainda maior.

Em Belo Horizonte, o médico Adelino de Melo Freire Júnior, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Felício Rocho, explica que o hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança. “A higienização das mãos com produtos e técnicas corretas possibilita a prevenção da transmissão de muitos vírus, bactérias e outros tipos de organismos que desencadeiam doenças diversas. A Covid-19, bem como a gripe, são alguns desses exemplos”, explica.

A OMS defende uma tese que conclui que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos. Dr. Adelino ainda alerta para o uso o álcool em gel, importante alternativa no combate aos agentes infecciosos. “Caso o indivíduo esteja num momento ou ambiente no qual não pode lavar as mãos, uma recomendação é o uso do álcool em gel com grau alcoólico em 70%. Nessa concentração o agente é bastante eficiente no combate de vírus, bactérias e fungos.

Sobretudo, há uma maneira correta para lavar as mãos. “Primeiro molhe as mãos com água limpa e aplique sabão. Em seguida, ensaboe as mãos esfregando-as uma na outra. Ensaboe as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas. Esfregue as mãos durante pelo menos 30 segundos. Depois, enxague-as em água limpa. Finalmente, seque as suas mãos utilizando uma toalha limpa ou seque-as utilizando ar quente. E cuidado ao tocar a torneira ou outros objetos após a higienização”, explica Dr Adelino.

Diante da necessidade de lavar as mãos adequadamente e da importância da medida, este ano, o Hospital Felício Rocho promoverá a campanha “Por amor, eu higienizo as minhas mãos”. O foco iniciativa é incentivar a responsabilidade de cada colaborador com esse ato que representa cuidado e salva vidas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Covid-19: pesquisa testará presença de anticorpos em 211 mil pessoas

Artigo Anterior

Equipe econômica pede que Bolsonaro vete prorrogação de entrega de IR

Relacionados