110 anos de Dinah Silveira de Queiroz tem homenagem na Academia Mineira de Letras



DANIELA FREITAS MARQUES – Acervo Pessoal – Divulgação.

Professora Daniela Marques apresenta palestra
em vídeo disponível no dia 02/12

A romancista, contista e cronista brasileira Dinah Silveira de Queiroz deixou sua marca na literatura nacional. Para homenagear a escritora, a Academia Mineira de Letras convida a professora Daniela F. Marques para a palestra “Nos 110 anos de Dinah Silveira de Queiroz”.  O vídeo pode ser conferido no canal de Youtube da AML a partir das 11h do dia 2 de dezembro.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Para Daniela Marques, a leitura é a forma mais refinada de convívio: algo entre a solidão e o diálogo, naqueles matizes perfumados mesclados de saudade e de afeto. Os livros de Dinah Silveira de Queiroz marcaram a juventude de muitos brasileiros: a delicadeza de “Floradas na Serra”, no filme outrora estrelado por Cacilda Becker e nas novelas gravadas de há muito; a saga histórica de “A Muralha” e “Daniela e os Invasores”; a profunda fé e o inevitável mergulho na vida de Jesus Cristo, no “Memorial do Cristo”.

A palestrante reflete sobre os motivos de os leitores esquecerem os bons livros e os grandes autores. “A lembrança de Dinah Silveira de Queiroz, nos livros a serem retirados das estantes, são as viagens à Serra da Mantiqueira, o seu profundo mistério e as hemoptises da terrível tuberculose; são os amores felizes e malogrados contados com delicadeza, como se feitos de rendas e de lágrimas; são os olhares para o imenso paredão da Serra do Mar e das bandeiras que adentraram no coração do Brasil; são os combates de expulsão dos franceses que tentaram invadir o Rio de Janeiro; são as palavras imaginadas de Cristo, confissão de nossa humanidade, compartilhando a prece do Magnificat e entendendo a sua grandeza e a sua humanidade”, rememora a professora.

Ao longo da palestra, o público poderá conferir um pouco mais sobre a vida e obra de Dinah Silveira de Queiroz, abordando seus principais livros e o que faz a escritora ser uma das mais importantes da literatura brasileira.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante

Daniela F. Marques dedica-se ao estudo de “Direito e Literatura”, de “Bioética e Direito Penal” e de “Perfis Criminais”. Autora de livros, na área jurídica, sobre a intenção e a motivação humanas: “Elementos Subjetivos do Injusto” (dissertação de mestrado) e de livro sobre o processo e o julgamento de Giordano Bruno, intitulado: ” Os Espelhos do Sistema Jurídico Penal: Giordano Bruno, o herege” e sobre os perigos e os riscos advindos da técnica: “Sistema Jurídico-Penal do Perigo Proibido e do Risco Permitido” (tese de doutorado). Trabalha com equipe multidisciplinar no projeto intitulado: “Redação em Gotas”, com a produção de textos sobre dicas de redação, referências literárias e culturais e histórias jurídicas: Redação em Gotas – 3º Episódio – YouTube

SERVIÇO:

Palestra “Nos 110 anos de Dinah Silveira de Queiroz” – com Daniela F. Marques

Data: a partir de 2 de dezembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

AGÊNCIA DA UNICRED ALIANÇA É REFORMULADA E REINAUGURADA EM NOVA SERRANA

Artigo Anterior

Expedição Fartura visitou cidades do Ceará e lança websérie com as descobertas

Relacionados