Como destacar sua empresa nos resultados de pesquisa do Google Meu Negócio



O Google Partner, Guilherme Vital, comenta as vantagens de inserir uma empresa gratuitamente no buscador mais utilizado do mundo

 

Quando você procura por um produto ou serviço, além de levar em conta indicações de conhecidos, você utiliza o buscador do Google para saber mais sobre a empresa ou até mesmo para ampliar suas opções? De acordo com o especialista em marketing digital e Google Partner, Guilherme Vital, esse costume virou um hábito para muita gente e pode beneficiar diretamente o lucro das empresas, principalmente os negócios locais. “O Google Meu Negócio é uma ferramenta capaz de movimentar o fluxo de caixa de qualquer empresa. Por meio do aplicativo, o buscador propõe transformar as pesquisas em vendas. Além disso, o Google gera um relatório mostrando quantas pessoas visualizaram a empresa, traçaram uma rota para chegar até ela ou entraram em contato por telefone”, explica.

 

Guilherme bate na tecla de que pequenos empreendedores também conseguem ter resultados satisfatórios através do marketing digital e considera o Google Meu Negócio, uma estratégia democrática e assertiva. “Apostar em estratégias de marketing digital é muito mais efetivo do que panfletar, por exemplo. Um comerciante consegue cadastrar sua loja no Google Meu Negócio sem ter que desembolsar qualquer quantia para isso”, comenta. O Google Partner explica que, para quem quer dar um passo a mais, é possível investir gastando pouco. “Com R$60,00 mensais, o buscador vai exibir o seu negócio para ainda mais pessoas. Se o empresário fizer um panfleto, provavelmente vai gastar mais do que isso. Quantas pessoas vão simplesmente descartar esse flyer? Investindo esse valor no Google, a empresa atinge um público específico e consegue estimar a previsibilidade de vendas”, diz o especialista.

 

Mas, se inicialmente, o comerciante não quiser ou não puder investir, é possível inserir a empresa no Google Meu Negócio de forma gratuita e só depende do proprietário fazer o cadastro e preencher as informações da empresa. Dessa forma, a loja já começa a ganhar destaque na região em que está localizada. “Outras características podem ser incluídas e enriquecer o ranqueamento da empresa no Google, isso é, melhorar a ordem em que o negócio é exibido no buscador”, esclarece Guilherme. “Incluir o segmento da empresa, descrever os produtos, as formas de pagamento aceitas, a acessibilidade do espaço, se há wi-fi disponível, se o local é petfriendly ou oferece playground infantil por exemplo, também ajudam a exibir o comércio diante de buscas mais específicas”, complementa.

 

Avaliações do Google: um comércio 5 estrelas

 

Provavelmente, você já consultou indicações antes de pagar por um produto ou serviço. É provável também, que já tenha desistido de uma compra por uma avaliação negativa. Essa é outra vantagem do Google Meu Negócio, aponta o especialista em marketing digital, Guilherme Vital, “Quem faz uma busca no Google, já é um cliente em potencial. É como se o Google levasse o cliente até a porta da loja que vende o que ele quer comprar. A partir dali, só depende do lojista fidelizar aquela venda e prestar um bom atendimento para ser indicado para outras pessoas”, explica.

 

O estabelecimento pode ser avaliado de 1 a 5 estrelas, a nota será a média de todas as avaliações já registradas. “Quando alguém avalia uma empresa negativamente, a única forma de reduzir esse impacto negativo é conquistar várias avaliações positivas para equilibrar a média”, ensina Guilherme. Ele orienta que os lojistas deem a devida importância aos comentários deixados na plataforma. “Existem estratégias simples para aumentar o número de avaliações. Você pode deixar um QR Code na fila do caixa por exemplo e, durante o pagamento, pedir ao cliente que avalie o atendimento recebido. Se o proprietário se esforçar em conseguir uma avaliação no Google por dia, isso gera um volume de comentários interessante ao longo de um ano e com certeza, isso pode ser determinante para o cliente no momento da compra”, conclui.

 

Sobre Guilherme Vital

 

Publicitário, especialista em Marketing Digital. Trabalha com campanhas no Google Ads desde 2009.

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