O dever de cuidar dos idosos

idosos


Marcelo Henrique

[email protected]

Em decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal, na tarde de 01 de dezembro de 2022, reconheceu o direito a revisão a todos os aposentados que começaram a receber seus benefícios entre 29 de novembro de 1999 até 12 de dezembro de 2019. Isso representa uma imensa conquista que irá beneficiar milhares de brasileiros totalmente dependentes do Estado: os aposentados e pensionistas que tanto contribuíram para o crescimento de nosso país. Agora, é hora das famílias se inteirarem sobre o assunto (no UOL há uma matéria bastante explicativa https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/12/01/stf-revisao-vida-toda-inss.htm) e contratar um advogado para levar o caso para a Justiça.

Como sempre venho dizendo, as crianças e os idosos são os principais bens acuratelados do Estado e também devem o ser das famílias. O Estado brasileiro, por meio do Poder Judiciário, demonstrou que está fazendo a sua parte, sempre buscando decisões que contemplem, no limite de nossa Constituição, o direito dos idosos, considerando um sistema de previdência social cada vez mais justo e inclusivo. Principalmente em tempos tão difíceis e de carestia como os que estamos enfrentando atualmente.

Quando o Estado reconhece os direitos de seus idosos, em especial no âmbito financeiro, há um grande leque de desdobramentos da economia. Com mais renda, os aposentados consomem mais as medicações e programas de saúde que lhes são indicados, incrementando qualidade de vida e longevidade. Da mesma forma, maior é o consumo local, nos pequenos comércios, mercados e ambientes regionais que atendem toda a família, o que faz girar o capital em todos os setores da sociedade, promovendo um aquecimento perene da economia. Afinal, sabemos que o maior gosto dos avós é ver o sorriso estampado no rosto de seus filhos e netos advindo daquele presentinho inesperado.

É o reconhecimento do passado pelo presente, promovendo a harmonia entre as gerações e, principalmente, reconhecendo o quanto esses verdadeiros guerreiros lutaram para construir um ambiente melhor para todos nós. Só quem vive ou viveu intensamente a companhia de um idoso sabe quão enriquecedora e aconchegante é essa convivência.

Os idosos tem o poder de transmitir lições inéditas nas enciclopédias apenas com toques e olhares. Que falta sinto eu de sintonizar as ondas de meus avós e lhes sentir, em um momento desses, ávidos para saber se entrariam nessa revisão do INSS. Não por ganância, ou por conquistas capitalistas. Ao contrário… Graças a Deus eles partiram com muito mais do que haviam sonhado, mas certamente iriam usar a revisão do benefício como uma “desculpa” para me comprar um “computador mais moderno”, como gostavam de falar.

A você que ainda tem seus idosos por perto, aproveite esse assunto. Chame-os para conversar. Nem que a revisão não lhes couber, tenho certeza que a troca de carinho vai valer muito a pena.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Underground Pub anuncia seu réveillon 2023

Artigo Anterior

Câmara aprova PL sobre deduções do IR para doação a programas de saúde

Relacionados