APÓS COLECIONAR PRÊMIOS EM FESTIVAIS INTERNACIONAIS, ATOR PAULO RIBEIRO É ESCALADO PARA SÉRIE POLICIAL EM BRASÍLIA

Paulo Ribeiro


O último ano na carreira do ator Paulo Ribeiro foi intenso no plano internacional. Como protagonista do filme Como Tudo Nessa Vida, dirigido pela carioca Flávia Orlando, Paulo ganhou os prêmios de melhor ator nos festivais Global Film Festival Awards , em Los Angeles; Cine Paris Film Festival; Kollywood International Film Festival , Índia; Nizwa International Film Festival, Muscat, Oman; Independent Short Awards Los Angeles (menção honrosa); New York International Film Awards (finalista); Oniros Film Awards New York (finalista); além de diversas nomeações, ajudando a pavimentar o sonho de Paulo de construir carreira internacional.

Cena do Filme Como tudo nessa vida

Indicado em abril desse ano para melhor ator no Lake View Festival, em Punjab, Índia, e trabalhando no eixo Rio – São Paulo, Paulo está apaixonado pela nova experiência de gravar em sua terra natal, Brasília, sob a direção de Cibele Amaral, na série Réus.

UM ETERNO OLHAR PARA BRASÍLIA

Paulo Ribeiro nos Bastidores da série policial

Paulo não esconde a satisfação de atuar em Brasília. “Filmar em Brasília tem um sabor especial para mim”, garante o ator, “especialmente com uma diretora como Cibele, cuja carreira tenho acompanhado com admiração”. Tendo chegado na série por meio da diretora e preparadora de elenco Luciana Martuchelli, Paulo nunca tira o pé de Brasília, onde dirige o coletivo Janela 55, que, embora tenha pouco mais de 4 anos de história, já realizou 8 curtas metragens em Brasília, tendo seus filmes sido selecionados para mais de uma dezena de festivais e diversas vezes premiados.

Paulo Ribeiro iniciou sua carreira de ator sob o nome  Paulo Vinícius, atuando no elenco principal da superprodução Brasil -Estados Unidos The Emerald Forest (A Floresta de Esmeraldas), sob a direção do Oscar premiado John Boorman. Em seguida, esteve no elenco principal do filme de Walter Lima Jr. Ele, O Bôto, ao lado de Cássia Kiss, Ney Latorraca, Dira Paes, Marcos Palmeira entre outros. Contracenou ainda com o Oscar premiado Ben Kingsley em The Fifth Monkey, outra co-produção internacional filmada no Brasil. Na televisão interpretou José Leôncio criança na novela Pantanal, fazendo ainda pequenas participações em programas como Sítio do Pica Pau Amarelo e Angel Mix.

No teatro, fez dezenas de peças de teatro entre Brasília e Rio de Janeiro, dirigidas, entre outros, por Hamilton Vaz Pereira, Carlos Wilson e Anselmo Vasconcelos. Esteve ainda com Antônio Abujamra no grupo experimental Não Se Fala com os Muros, com quem também estrelou no filme nunca lançado Parusia, dirigido por João Levy e produzido por Kleber Pereira de Souza/Helder da Costa/Contraponto Filmes Ltda. Esteve à frente de grupos de teatro de rua e dirigiu projetos de teatro em comunidades do Rio.

Em 2017, Paulo Vinícius mudou seu nome artístico para Paulo Ribeiro e criou o Janela 55.

Com a pandemia, o projeto desacelerou por um tempo, período em que Paulo aproveitou para se reinventar. Fez cursos e consultorias com diretores, professores e diretores de elenco, incluindo cursos online com a coach em Los Angeles Amy Jo Berman, com quem aprendeu sobre o tripé necessário do ator de sucesso, qualidade técnica, disposição mental e conexões. Esteve pessoalmente em Los Angeles, onde teve aulas com Michelle Danner, participou como ouvinte de aulas de Ivana Chubbuck e, recentemente, cursou um conservatório de atuação na escola de Michelle, por um período de 2 meses.

Ainda em Los Angeles, tendo em vista que Paulo é artista marcial bi-campeão sul americano de karatê, fez uma participação especial num projeto do diretor Leon Fong (https://www.imdb.com/name/nm0284585/), amigo do lendário Bruce Lee. Além disso, no final de 2021 teve a oportunidade de participar de uma audição para o curta metragem Black & White, em que conseguiu passar da primeira fase e ser chamado para o callback, após concorrer com 1.200 outros atores no coração do cinema mundial.

Para acompanhar os projetos do ator Paulo Ribeiro, siga @pauloribeiroactor no Instagram ou no site

 

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Edmundo Souto

O sucesso da literatura infanto juvenil “Verde que te quero ver”, de Paulinho Tapajós e Edmundo Souto, entra em pré-produção para o teatro infantil

Artigo Anterior

Polícia Federal investiga narcotraficantes e apreende R$ 1 bilhão