Cães de caça de pequeno porte



A ideia de que é preciso ser um cachorro grande para fazer a guarda de outros animais e grandes propriedades é bem comum. No entanto, raças como o Jack Russel Terrier e o Fox Terrier de pelo duro provam o contrário. Eles são pequenos, mas são muito utilizados como cães de caça.

Ficou curioso para saber como estes pequenos cãezinhos podem ser ótimos na caça de predadores e na guarda da sua propriedade? Levantamos algumas informações sobre essas raças encantadoras e charmosas.

Fox terrier, o caçador de raposas

Um dos exemplares de cães pequenos de caça é justamente o Fox Terrier que ganhou bastante notoriedade na busca e presa de raposas. Ficaram tão famosos no controle desses animais que os inventores da raça acabaram incorporando-os no nome deles. Explica-se: é que Fox, em inglês, significa, justamente, raposa.

Há duas distintas variações de Fox Terrier, os de pelo duro, mais antigos e que se devotam mais às atividades de caça, e os de pelo liso, que não são tão afeitos à caça.

Origem do Fox Terrier de pelo duro

Considerado um dos mais antigos Fox Terrier, os cães de pelo duro têm a sua origem datada do século XVI, mas só se estabeleceram da forma como os conhecemos atualmente no século XVII.

Características do Fox Terrier de pelo duro

Além de serem bons cães de caça, os Fox Terriers têm algumas características bem marcantes. Uma delas é quanto à estrutura do focinho. Como a mandíbula dos cães desta raça se afunilam um pouco, ficamos com a sensação de que o seu focinho é um pouco mais comprido.

Como dissemos, eles são pequeninos, chegando a, no máximo, 39 centímetros de comprimento. Também são leves, alcançando até 9 kg. São brancos e podem ter algumas manchas pelo corpo, em preto e marrom, por exemplo.

Comportamento do Fox Terrier de pelo duro

Quanto ao comportamento, os cachorros Fox Terrier costumam ser mais independentes, arrojados e territorialistas. Não significa, no entanto, que eles são agressivos ou destrutivos. Eles têm também grande apreço pela família humana e são leais e amigos.  

Jack Russell Terrier, grande personalidade

Já os cães da raça Jack Russell Terrier se originam, justamente, dos Fox Terrier e de outro cão inglês que não mais existe e que se chamava White Terrier. E, como os cães que lhe deram origem, uma das características mais marcantes do Jack Russell é ser um caçador voraz.

Ratos e raposas, por exemplo, não têm vez com eles. Consequentemente, eles são ótimos para guardar a casa ou a propriedade de seus donos. No entanto, é legal observar que eles precisam de alguns sistemas antifuga porque têm uma leve tendência a explorar demais os territórios e escapulir.

Alguns veterinários identificam que os cães desta raça têm uma grande personalidade. Eles gostam de se movimentar bastante e, por isso, não se dão bem com tutores que não os leva passear ou que não os ajuda a gastar toda a energia que têm.

Características do Jack Russell

Eles não passam de 35 centímetros de comprimento e pesam, no máximo, 8 kg. São branquinhos e podem ter algumas manchas em marrom e preto, principalmente no rosto, ao redor dos olhos e das orelhas.

Como criar um Jack Russell  

Os cães da raça Jack Russell são extremamente carinhosos com sua família humana e podemos dizer que também se dão bem com outros animais. No entanto, é determinante que recebam uma educação mais rígida, já que têm uma leve tendência em ser meio desobedientes e desordeiros.

Além disso, é muito importante que os Jack Russell recebam atenção dos donos, sobretudo quanto às atividades físicas. Por serem caçadores, eles precisam estar em constante movimento. Melhor ainda se for ao ar livre, onde eles possam explorar o ambiente e marcar um pouco o território.

Expectativa de vida do Jack Russell

E se você está pensando em adotar um cãozinho desta raça para a sua família, saiba que vocês poderão ficar por muito tempo juntos, isso porque a expectativa de vida de um Jack Russell é de cerca de 15 anos.

Eles não costumam ter problemas muito graves de saúde. Não sofrem, por exemplo, com a displasia coxofemoral, muito característica em animais de grande porte. Um dos problemas mais comuns é de visão, como o deslocamento de retina e a catarata.

Estrela de Hollywood

E, para quem não sabe, o Jack Russell Terrier é um destaque nas telonas. Há alguns anos, um cão desta raça fez companhia ao ator Jim Carey, no filme O Máscara. Mais recentemente, outro cão estrelou o filme O Artista, vencedor do Oscar em 2012.

Viu só como tamanho não é documento quando o assunto é bravura e coragem?

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Você já ouviu falar na Bichectomia?

Artigo Anterior

Ferrugem faz lançamento nacional em BH do DVD "Chão de Estrelas"