Nordeste Marketing tem atuado fortemente para apresentar resultados aos clientes e criar oportunidades para quem busca trabalho
O trade marketing utilizado pelas grandes indústrias e varejistas, é uma técnica que visa analisar o comportamento dos consumidores e potencializar estratégias de vendas. A ação tem se destacado como um importante apoio no crescimentos das vendas, além de possibilitar geração de renda pontual ou até permanente para quem busca trabalho. Entre suas atividades mais comuns, a de maior demanda acontece na de degustação e apresentação de novos produto.
Do ponto de vista humano, atualmente é totalmente considerável o tamanho do crescimento e busca de mão de obra, diante do aumento na procura por promotores para os Pontos de Vendas (PDV). Na Nordeste Marketing, empresa referência na prestação desse serviço na região Norte e Nordeste, entre os anos de 2006 e 2022, a empresa cresceu em mais de 100% o número de clientes que buscam executar o trade marketing com suas marcas.
Outro detalhe importante, é sobre a oportunidade de geração de renda para o público feminino. Segundo a especialista em propaganda, marketing e branding, Ágatha Lima, sócia da Nordeste Marketing, a contratação de trabalho de promotores gira em torno dos 95% com mulheres, dessas, 90% são mães. “São números que nos alegram muito. Garantir autonomia e o empoderamento delas é algo positivo para toda uma cadeia ainda em busca da igualdade trabalhista”, comemora.
De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, 51,56% das mulheres estavam empregadas em 2021. Quando se trata do público masculino, esse índice é de 71,64%, uma diferença de 20%. Visto isso, já é algo considerável esse potencial de contratação do trabalho feminino no país.
Na visão da especialista em planejamento, gestão organizacional e branding, Manuela Gentil, também sócia da Nordeste Marketing, o retorno de dados proporcionado pelo trade marketing enriquece muito os grupos varejistas e industriais. “Essa percepção tem feito eles buscarem mais ações na ponta, diante o custo-benefício ser baixo em relação ao retorno de vendas e dados. A gente sabe disso na prática, diante do nosso crescimento na promoção de ações nos últimos anos”, destaca.
O Trade Marketing apresenta vários benefícios para o mercado das indústrias e varejos. São eles: Vantagens competitivas diante o concorrente, estreitar o relacionamento com o consumidor, oportunidade do cliente provar o produto antes da compra, aumento da previsibilidade sobre o cliente final, ampliação do ticket médio, e muito mais.
Para que uma ação de trade marketing seja efetiva e eficaz e traga o retorno esperado, é essencial um bom planejamento e uma continuidade e constância das ações nos pontos de venda.