Eu sei que a maioria de nós, empreendedores, começamos nossos negócios com a cara e a coragem. Não é mesmo?
E provavelmente, hoje, você trilha um desses 3 caminhos:
1 – Está na trilha dos desesperados:
Você ainda atua no operacional (mão na massa), se sente sufocado e cansado mesmo tendo vários funcionários que deveria ajudar. Trabalha mais de 10 horas por dia e já até esqueceu como é tirar férias sem o celular tocando com problemas para resolver;
2 – Você está na trilha chamada “Cresci e virou uma bagunça! Preciso me organizar para continuar crescendo!” As vezes se sente totalmente perdido e se pergunta em qual momento a sua empresa virou essa bagunça!
3 – Você está na trilha do sucesso! Conseguiu expandir, crescer, lucrar, organizar e aproveita do fruto de seu empreendimento.
Eu só conheço essas três versões de empreendedores e hoje quero conversar com você que está dentro da trilha 1 ou da trilha 2.
Para mim, depois de 20 anos de estrada, existe uma “Fórmula” que proporciona crescimento com organização saudável e sustentável para empresas e empreendedores.
Nos próximos parágrafos vou compartilhar com você e sem rodeios, essa “Fórmula Mágica”, que é aliar gestão empresarial afiada e estratégias de marketing.
A gestão empresarial é como um GPS que te mostra o seu destino e o guia rumo a ele, estabelecendo objetivos claros, definindo as rotas estratégicas e identificando os recursos necessários para chegar lá.
Já o planejamento de marketing é como uma máquina potente de tração nas quatro rodas, posicionando sua empresa no mercado, identificando seu público-alvo e definindo as melhores manobras para atrair e conquistar clientes.
Enquanto a gestão cuida para que a “cozinha” tenha metas, seja impecável e funcional, o marketing cuida para que os “pratos” certos e com as melhores apresentações sejam servidos.
Quero entregar para você, tópicos para um planejamento inteligente para você começar a trabalhar nele ainda hoje.
Vamos lá?
Em gestão estratégica:
– Faça sua missão, visão, valores e propósito. Coloque a mão na massa, pense muito, avalie e crie. Essa ferramenta não pode ser só palavras bonitas colocadas na parede.
A missão, visão, valores e prepósito de uma empresa é uma bússola, um direcionador para todos. É para ela que você e cada colaborador deve olhar e se perguntar: As minhas decisões estão nos levando para nossa MVVP ou nos afastando?
– Crie uma cultura organizacional forte. É por meio dela que você implanta o jeito de sua empresa. Toda empresa tem a sua cultura independente se foi implantada pelos sócios ou se foi acontecendo pelos colaboradores. Construa a sua e implante-a o mais rápido possível.
– Crie um organograma funcional, colocando a competência certa no cargo certo. Aliado a isso, descreva o cargo e função de cada membro de sua equipe deixando claro para cada um deles suas atribuições.
– Crie meta de crescimento e faturamento que seja alcançável e mensurável.
– Treine seus colaboradores para executar com eficiência suas funções. Tenha uma atenção especial para atendimento e vendedores.
– Tenha um calendário de melhoria contínua e cumpra-o. Seja em treinamentos ou alinhamento específico.
Em marketing:
– Conheça seus pontos fortes e fracos. Quando falo seus pontos fortes e fracos eu me refiro de sua empresa, de sua liderança, de seus colaboradores, de seus processos. Ou seja, tudo que envolve o interno de sua empresa. Tudo que você pode mudar.
– Conheça as oportunidades e ameaças do mercado. Seja realista e não empolgado na hora de listar as oportunidades. Liste as ameaças e quanto isso pode afetar o seu negócio. Lembre-se, as ameaças é tudo aquilo que você não pode mudar, tudo o que você não tem controle e está do lado de fora de sua empresa.
– Conheça o seu público. Esquece as duas oposições mais famosas do marketing na hora de conhecer o seu público alvo. São elas:
Oposição 1: Identifique a sua persona: isso é balela. Se você fizer isso, vai reduzir tanto o seu público que provavelmente você vai se tornar o chato do marketing e nada vai rodar.
Oposição 2: Vendo para todo mundo: Outra mentira. Você não vende para todo mundo. Você tem um perfil de consumidor nem engessado em uma persona e nem em “todo mundo”.
Identifique o seu principal perfil de consumidor e invista em produtos e comunicação para ele.
– Tenha um planejamento anual de marketing que envolva de produção de novos produtos até investimento em mídia. Defina datas chaves de vendas, antecipe a criação de suas campanhas e pare de fazer tudo na última hora.
– Defina verba de investimento em marketing. Querer todo mundo quer mas na hora de pagar pelo querer aí começa a complicar. Então, defina o seu budget (orçamento de marketing) anual e distribua a verba conforme o seu calendário e principais datas para vendas e reforço de marca.
– Defina os melhores canais para divulgar o seu produto. Lembre-se: decidir os veículos (rádio, TV, outdoor, redes sociais, etc…) com base no seu perfil de público e não no programa que você gosta.
Unindo Gestão Empresarial e Marketing: Aceleração Total!
Agora, imagine essa cena: você no volante, com uma gestão empresarial impecável, focada em processos eficientes, pessoas motivadas e resultados que fazem o coração acelerar. E para completar, você tem o marketing como seu copiloto, guiando você pelas pistas certas, atraindo os clientes certos e deixando sua marca na mente de todos. Essa combinação é como um nitro poderoso, impulsionando sua empresa rumo ao sucesso e ao crescimento.
Ao combinar uma gestão empresarial afiada com um marketing de alta octanagem, você está dando um passo grande e firme para o alcance de uma empresa forte e lucrativa. O planejamento empresarial e de marketing são suas ferramentas para acelerar nessa jornada, utilize-os sem medo.
Para finalizar, eu creio que o empreendedorismo é a chave para distribuir renda e dignidade para todos, contribuindo com empregos, oferecendo bons produtos e serviços para a sociedade e pagando seus impostos.
Portanto, vá em frente, ame o que faz e leve sua empresa para o destino que você sempre sonhou para ela!
Márcia Mazetto, empresária e gestora estratégica.
@sou.mzt