Mediação de Conflitos: Uma cultura de paz e diálogo

Carleane Lopes Souza


Carleane Lopes Souza explica sobre as vantagens desse processo e fala sobre o Instituto Baruc 

Em vez de passar por processos judiciais litigiosos e demorados, há uma forma mais simples de chegar a um senso comum: a mediação de conflitos.

“A mediação de conflitos trata-se de um processo no qual um terceiro imparcial, conhecido como mediador, facilita a comunicação e a negociação entre as partes em conflito, com o objetivo de auxiliá-las a alcançar um acordo mutuamente aceitável”, explica Carleane Lopes Souza, advogada especialista em mediação de conflitos e fundadora do Instituto Baruc e da BARUC Câmara de Arbitragem e Mediação.

Ela ressalta que o mediador não toma decisões, mas auxilia as partes a explorar suas preocupações, interesses e necessidades, identificar opções de solução e chegar a um consenso.

Esse método é usado para resolver uma ampla gama de disputas, incluindo questões familiares, empresariais, entre vizinhos e muitas outras situações em que as partes desejam evitar litígios judiciais ou buscam uma abordagem mais colaborativa para a resolução de conflitos.

“A mediação, muitas vezes, é vista como uma alternativa mais rápida e econômica de resolver questões”, explica.

A mediação judicial e extrajudicial é regulamentada pela Lei n.º 13.140/2015 e prevê que tal serviço deve ser executado por profissionais capacitados. Além disso, o acordo homologado pelo juiz tem a mesma validade de uma sentença judicial.

Carleane Lopes Souza

Mas, o que muitos desconhecem é que profissionais de qualquer área podem atuar como mediadores de conflitos! Não é preciso ser necessariamente formado(a) em Direito para atuar como mediador de conflitos, seja ele judicial ou extrajudicial.

Quais as vantagens da mediação de conflitos?

São muitos os benefícios em procurar a mediação de conflitos em vez judicializá-lo.

Redução de custos: Em linhas gerais, mediações são mais viáveis porque não é preciso despender de inúmeros custos que, muitas vezes, serão necessários em uma demanda judicial, sem contar no desgaste emocional que envolve uma demanda.

Resolução rápida de problemas: O processo de mediação envolve vários procedimentos, tornando-o mais humanizado, pois tem a participação direta das partes em todas as fases do processo, evitando qualquer situação não prevista e, previamente, acordada com todos os envolvidos. Pode ser que uma longa e franca conversa seja capaz de fazer com que todos cheguem a uma solução não pensada anteriormente uma vez que, todos irão participar da construção das soluções. O mesmo não aconteceria se o conflito fosse encaminhado diretamente ao judiciário, sem o encaminhamento ao processo de mediação prévio – poderia levar meses, ou mesmo anos, até o seu desfecho;

Desafogamento da máquina pública: Um processo judicial a menos é extremamente benéfico à sociedade, uma vez que o número de casos em andamento é excessivamente grande;

Menos estresse: A mediação de conflitos ajuda a construir uma cultura de paz e entendimento e, principalmente, foca na preservação das relações envolvidas.

A mediação de conflitos pode ser utilizada para resolver problemas ambientais, contratuais, escolares, condominiais, familiares entre outros com muito mais rapidez e tranquilidade.

Sobre o Instituto Baruc

Carleane Lopes Souza

Fundado pela advogada e professora universitária Carleane Lopes Souza, especialista em mediações e conciliações judiciais e extrajudiciais. O Instituto Baruc tem como objetivo reduzir a enorme quantidade de conflitos judiciais existentes e construir uma cultura de paz e diálogo entre duas ou mais partes envolvidas em qualquer disputa.

A Instituição é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Interessados em fazer parte do time de mediadores que está se formando no Brasil podem acessar o site oficial da instituição ou entrar em contato pelos seguintes canais:

Telefones:  (13) 3500-8775 / (13) 991529292 

E-mail: [email protected]

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Palestra de Fayda Belo marca lançamento do Manual Antirracista do NWADV

Artigo Anterior

VX Medical Innovation realiza evento VX Talks de inauguração da nova sede

Relacionados