As tarifas do sistema de transporte metropolitano, gerenciado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG), são reajustadas anualmente em conformidade com o artigo 5º dos contratos de concessão assinados em março de 2008 pelo executivo estadual. Na composição do reajuste (linkar metodologia), os custos variáveis, que incluem combustível, lubrificantes, peças e acessórios, entre outros, representaram 41,30%, enquanto os custos fixos (despesas de pessoal de operação, depreciação e remuneração do veículo, custo do sistema de bilhetagem eletrônica, entre outros) foi de 40,30%. Desde o reajuste de 2017, o sistema de transporte metropolitano não inclui o custo referente ao cobrador.
O sistema metropolitano de transporte coletivo por ônibus tem 657 linhas em operação na RMBH, conta com uma frota de 2640 veículos, que transporta uma média mensal de 19 milhões de passageiros. Mais de 87% dos usuários do sistema de transporte metropolitano fazem uso do cartão. Todas as linhas comerciais têm bilhetagem eletrônica. O valor do troco máximo permanece de R$50,00 até 31 de dezembro de 2019.
No que se referem aos créditos do Cartão Ótimo adquiridos até 01 de janeiro de 2019, eles são deduzidos com o valor das passagens em vigor na data da recarga e têm validade de 30 dias a contar da data do reajuste tarifário. Outras informações sobre o cartão ótimo podem ser obtidas pelo telefone (31) 3516-6000 ou em www.otimoonline.com.br.