A experiência leva o candidato a conhecer os processos operacionais da franquia, vivenciando os detalhes importantes dos padrões e gestão da marca
Maurício Ribeiro, novo franqueado RE/MAX
(Foto: Giovana Louise)
Investir em uma franquia não é coisa simples, pelo contrário, exige diversos cuidados, pesquisas e muita análise para se ter uma escolha certeira. Para ajudar os potenciais franqueados, a maior rede de franquia imobiliária do mundo, a RE/MAX, aposta em uma estratégia que ajuda bastante nessa tomada de decisão: a experimentação da marca antes de fechar o negócio.
Uma das iniciativas que mais caiu no gosto dos aspirantes a franqueados é o “test drive”, que permite uma experiência com o negócio antes mesmo da assinatura do contrato. Assim, no intuito de proporcionar uma segurança maior aos empreendedores que se interessam pela marca, a RE/MAX criou um roteiro de “experimentação” da franquia, que oferece a esses potenciais investidores uma avaliação prévia do negócio, para que tenham a certeza se o empreendimento encaixa ou não com o seu perfil.
Para Pedro Pote, diretor da Master Franchising RE/MAX Minas Gerais, a chance de poder testar o modelo de gestão da franquia imobiliária traz benefícios para ambos os lados, tanto do franqueador como do potencial franqueado, pois cria uma triagem. “A decisão de se abrir um novo negócio tem de ser tomada com muito cuidado. Aqui na RE/MAX nós queremos uma relação de parceria com os nossos franqueados que seja de longo prazo, por isso a nossa preocupação em criarmos esse roteiro. Pois precisamos passar a essas pessoas a segurança que eles precisam, para que assim eles avaliem bem a marca antes de optarem pela franquia”, explica o executivo.
A “experimentação” oferecida pela RE/MAX acontece em 3 estágios. Primeiro a validação do negócio, onde o candidato pode visitar duas ou mais unidades da franquia, participar de reuniões com corretores, e conversar direta e abertamente com os franqueados. Num segundo momento, ele pode se associar à RE/MAX como Associado e viver o sistema na prática. Por último, após a assinatura do contrato, a franquia oferece ainda uma espécie de “estágio” em até duas unidades franqueadas, para que o novo franqueado consiga aprender e absorver as melhores práticas de gestão para desenvolver o seu escritório.
“Quando aplicamos esse conhecimento prévio da franquia de forma efetiva para as pessoas, elas têm o privilégio de conhecer a fundo a rotina dos negócios RE/MAX. E não apenas sonhar, mas sim, se identificar com cada detalhe do sistema que pode se tornar, num futuro breve, o seu dia-a-dia”, ressalta Pedro Pote, que afirma ainda que a experiência do candidato ao passar pelos estágios e funções da franquia, conhecendo detalhes importantíssimos dos processos e gestão da marca contribui fortemente na decisão de seguir adiante.
Além da experimentação, a Franquia Imobiliária Internacional investe muito na formação de seus profissionais. Disponibilizando aos seus Brokers e Corretores Associados um aprendizado constante do modelo diferenciado de gestão. Cursos presenciais e online são oferecidos pela Universidade RE/MAX com materiais didáticos completos, que ensinam os profissionais ingressados na franquia a construírem um planejamento de carreira de sucesso e fazer diferença no mercado. O sistema de franquia imobiliária RE/MAX, diferente dos outros players do mercado imobiliário consegue treinar e desenvolver empresários sem conhecimento algum do mercado desse segmento.
Experiência de quem “testou” a marca antes de fechar negócio
Maurício Ribeiro é corretor autônomo desde 1995, trabalhou em várias outras imobiliárias tradicionais em Belo Horizonte, até sentir o desejo de montar seu próprio negócio. Após passar anos investindo num escritório que não tinha o retorno que esperava, conheceu o modelo de gestão da RE/MAX, testou a marca e nela encontrou a segurança e estrutura que precisava para abrir seu negócio.
“Lembro direitinho de quando ouvi falar, pela primeira vez, da Franquia Imobiliária RE/MAX aqui em Belo Horizonte, foi em novembro de 2011. Na época eu me apaixonei de cara pelo novo conceito, pelo respeito que eles dedicam ao corretor, pela padronização de normas e procedimentos, e, principalmente, pelo investimento que é feito na educação e desenvolvimento dos profissionais que trabalham lá. Isso me chamou muito a atenção.
Em contrapartida, a marca ainda não era tão conhecida em BH, era o início da Master Regional em Minas Gerais, e sabendo que na teoria tudo funciona, eu como todo bom mineiro, resolvi esperar para ver, e continuei meu projeto sozinho. Final de 2015 o meu escritório diminuía de tamanho e a RE/MAX crescia. É muito difícil reter bons corretores em escritórios de pequeno e médio porte, pois estes bons profissionais também buscam os escritórios onde eles tenham maior visibilidade.
Foi então que encontrei um ex-captador do meu escritório, o Sr. Carlos Augusto, que havia se transferido para a RE/MAX Class, e insistiu para que eu fosse conhecer os Brokers da unidade, o Marcio Duca e Marcelo Lopes. Eles prontamente me explicaram sobre o crescimento RE/MAX no estado, os desafios que eles estavam enfrentando e a confiança deles na equipe e no projeto.
Fui convidado a trabalhar com eles e tive a oportunidade de conhecer, na pratica, os conceitos, eventos, cursos e principalmente a experiência de trabalhar com uma equipe de corretores dedicada, sempre repassando esta filosofia da empresa, de que o resultado final só é bom quando todos sonham em ver o crescimento profissional de cada um, individualmente. Com certeza essa experiência me deu muita força e segurança para abrir novamente o meu próprio negócio, mas dessa vez com a certeza do sucesso, uma franquia de renome internacional. ”, conta Mauricio Ribeiro, agora, mais recente franqueado da unidade RE/MAX ALFA.
Conheça a RE/MAX
A RE/MAX é a maior marca de franquias imobiliárias em número de transações do mundo, com mais de 7 mil unidades e mais de 113 mil Corretores Associados ao redor do globo. A companhia abriu o seu capital na Bolsa de Nova York (EUA) em setembro de 2012, e vivencia uma excelente fase de franca expansão.
O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: “todos ganham”, uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado. Com esse conceito, a RE/MAX revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes.
Mais informações: www.remax.com.br