Como unir conforto e segurança calçando as crianças



A escolha do calçado para os pequenos nunca é fácil. Como estão em fase de crescimento, é preciso se atentar se o sapato é confortável e ao mesmo tempo atende as necessidades do dia a dia. O tênis infantil pode, então, ser a melhor opção, principalmente para crianças maiores, que já vão para a escola.

Surge o questionamento: como escolher o melhor calçado, de forma que seu filho fique confortável, seguro e ao mesmo tempo na moda? Veja algumas dicas que vão ajudar nesta tarefa!

Diferentes modelos de calçados infantis

Assim como os adultos, as crianças contam com várias opções de sapatos para escolherem. Desde os modelos de borracha, como sandálias e sapatilhas, ótimas para o verão, até os de couro. Os tênis podem ser de lona ou de napa, tudo depende do objetivo.

No inverno, a ideia é manter os pés deles sempre quentinhos e secos, principalmente nos dias mais chuvosos. O tênis é o melhor aliado, pode ter antiderrapante no solado e ser couro ou napa por cima. Galochas e botinhas também são bem-vindas, desde que a criança consiga andar bem com elas.

Dicas para escolher o melhor e mais seguro

Na hora de comprar o calçado para seu pequeno, você deve levar em conta alguns fatores, como:

Firmeza nos pés

Seja um tênis, uma bota ou uma sandália, o sapato precisa ficar firme no pé da criança, para que possam brincar e caminhar à vontade, sem risco de se desequilibrar ou perder um dos calçados.

Uma dica interessante, para que o calçado fique mais firme, é apostar nos modelos com velcro ou cintas no peito do pé, já que vão garantir essa segurança extra.

Atenção a numeração

Alguns pais acreditam que comprar sapatos um número maior ajuda a fazer com que durem mais tempo. No entanto, apesar de ajudar financeiramente, a ideia não é recomendada. A não ser que o objetivo seja guardar o calçado um tempo e dar a criança no momento em que puder usá-lo.

Sapatos muito grandes podem escapar dos pés e até mesmo causar calos. Então, se você gostou muito de um modelo e a numeração é maior, pode até comprar, mas guarde para ser usado depois.

Solado resistente e antiderrapante

Tenha em mente que seu filho vai utilizar o calçado em vários momentos. Isso significa dizer que vai correr, pular e brincar bastante. Para evitar tombos e garantir a segurança da criança, aposte em solados resistentes e com antiderrapante.

A resistência garante que o sapato dure por mais tempo, mesmo depois de várias brincadeiras. Já o antiderrapante evita os tombos e acidentes.

Evite os saltos

As meninas mais velhas gostam de copiar a moda da mamãe, então é natural que se interessem pelos sapatos de salto. No entanto, como ainda estão em fase de crescimento – e não vão ficar quietinhas o tempo todo – o melhor é evitar o salto.

Para as sapatilhas e sandálias, ele deve ter no máximo dois centímetros e ser utilizado para um passeio mais calmo. A ideia é correr, pular e gastar energia? Os modelos sem salto são mais indicados, para evitar que a menina torça o pé ou caia.

Flexibilidade do calçado

Os calçados infantis precisam ser flexíveis, de forma que a criança consiga levantar e abaixar o pé livremente, sem prender a circulação sanguínea. Dobre a sola com a mão antes de comprar para ver se existe essa flexibilidade.

Para as botas e galochas, além dessa verificação no solado, é preciso se atentar ao cano, que, além de flexível, deve ser mais largo e baixo, para que o pequeno se movimente tranquilamente.

Textura e material

Os pés precisam transpirar sem ficarem molhados ou úmidos, não apenas para evitar o chulé, mas também fungos e alergias. Verifique como é a textura e o material utilizado na composição do calçado.

Visuais de arrasar

Veja algumas dicas de composições perfeitas para os calçados infantis:

Tênis sem cadarço para brincar

Meninas e meninos adoram tênis sem cadarço, que podem ser colocados nos pés com facilidade. Invista nesta ideia junto com shorts ou calça e uma camiseta, para que possam brincar à vontade.

Brilhos para passear

As meninas adoram calçados com brilhos e todas as crianças são fãs daqueles com solado que pisca. Aposte nessa sugestão para um passeio em família, combinando o tênis com uma meia de cano curto, shorts ou calça jeans e camiseta.

Sapatilha delicada

Sapatilhas combinam com vestidos e saias. O ideal é que tenham a mesma cor do modelo e possam ser calçadas facilmente. Sem salto ou com salto até dois centímetros, se sua filha tem mais de sete anos.

Agora você já sabe como escolher calçados infantis confortáveis e seguros para seus filhos. Leve em conta a preferência dos pequenos também!

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CENSA Betim é referência nacional no atendimento a pessoas com deficiência intelectual

Artigo Anterior

Você conhece alguém insatisfeito ou inseguro com o corpo?

Relacionados