Considerado um dos maiores blocos de Belo Horizonte, Baianas Ozadas oficializa o tema da folia deste ano no evento #aqueleENSAIO, que acontece n’A Fábrica, de 10h às 13h, com ensaios de bateria, ala infantil Os Baianinhas e ala de dança
O bloco Baianas Ozadas, responsável por reunir mais de 500 mil pessoas em 2019 durante o seu desfile na Av. Afonso Pena, abre o mês da folia com ensaio e a oficialização do tema para o Carnaval 2020, Realce – quanto mais ozadia melhor, em alusão ao álbum Realce do homenageado deste ano, o cantor baiano Gilberto Gil. O aquecimento da bateria, ala infantil Os Baianinhas e ala de dança será neste sábado, 1º de fevereiro, durante #aqueleENSAIO, das 10h às 13h, n’A Fábrica (Av. Tereza Cristina, 295 – Prado, Belo Horizonte – MG). A entrada custa R﹩ 10 na portaria do evento.
Tema
De acordo com Geo Cardoso, fundador e cantor do bloco Baianas Ozadas, a homenagem reforça a certeza de que ele é um artista revolucionário e bastante importante para a história social e da música brasileira. “Escolhemos homenagear Gilberto Gil pelo conjunto da obra e por ser mais um baiano carnavalesco nato. Além disso, por sua história, já que ele é um dos criadores do movimento da Tropicália e ainda ex-ministro da cultura. Gilberto Gil é um artista revolucionário que em mais de 50 anos de carreira, se posiciona entre o poético e o político, ocupando um lugar singular para a cultura brasileira”, disse.
A respeito da escolha do tema para o desfile do ano de 2020 do Baianas Ozadas, Geo Cardoso explica que o bloco faz uma menção à música Realce, que também é um álbum de grande sucesso na discografia de Gilberto Gil. Mas além disso, lembra que eles vão passear também por outras obras conhecidas do artista. “Com o tema “Realce – quanto mais ozadia melhor”, o Baianas Ozadas vai passear pela obra e trajetória de Gil, posicionando o bloco em meio ao carnaval de Belo Horizonte, difundindo a alegria aliada ao respeito as diferenças e pertencente a todas as cores e tribos. Respeito ao direito de todos participarem da festa, fortalecendo o combate às discriminações e preconceitos, sejam elas de orientação social, racial ou sexual”, explicou.
A identidade visual que o bloco colocará na avenida Afonso Pena neste ano foi criada pelos artistas Yuri Leite (vulgo DJ Yuga) e Pedro Varella.
Carnaval 2020
Responsável por trazer o clima da Bahia para o carnaval de Belo Horizonte, o bloco Baianas Ozadas, realiza o seu desfile oficial no dia 24 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval. A concentração acontece a partir das 09h, na Av. Afonso Pena, próximo à Igreja São José. A folia começa com a ala infantil, “Os Baianinhas”, versão infantil do bloco com fantasias, músicas, atrações especiais, e até uma bateria formada pelos pequenos, sob a coordenação de Geovanne Sassá.
Em seguida, ocorre um dos momentos mais marcantes do desfile do bloco, quando é feita a tradicional lavagem da escadar
Após a icônica lavagem, o Baianas Ozadas saí em cortejo com sucessos do axé retrô e, claro, canções de Gilberto Gil, arrastando milhares de foliões até Praça Sete e depois desce a Avenida Amazonas até o entroncamento com a Rua Tupinambás, onde segue até a Avenida dos Andradas sentido Praça da Estação, local em que ocorre a dispersão.
Baianas Ozadas
O Baianas Ozadas foi criado em 2012 pelo baiano radicado em BH, Geo Cardoso, que convidou um grupo de amigos para sair como uma ala no carnaval da capital. Desde o primeiro ano, todos – homens e mulheres – se vestem com saias, turbantes e colares de baianas em reverência às tradicionais baianas, de forma bem-humorada e compondo um visual peculiar.
No ano seguinte, a ala deu origem ao bloco. E desde então, ele cresceu vertiginosamente ano a ano, se tornando o maior do carnaval de Belo Horizonte. Em 2017, o público ultrapassou o número de 500 mil pessoas. Em 2018, o Baianas Ozadas preparou um repertório com clássicos eternos do Carnaval, ritmos baianos e sucessos de Carlinhos Brown. E em 2019 o Olodum foi o grande homenageado com a presença de centenas de milhares de pessoas.
Serviço:
Ensaio Baianas Ozadas – bateria, ala infantil Os Baianinhas e ala de dança
Data: 1º de fevereiro, sábado
Horário: De 10h às 13h
Local: n’A Fábrica (Av. Tereza Cristina, 295 – Prado, Belo Horizonte – MG).
Classificação: livre