O pré-carnaval mais tradicional da capital mineira, que no ano passado agitou mais de 50 mil foliões, acontece no dia 15 de fevereiro, sábado, na Avenida Afonso Pena, que traz a “educassão” como tema neste ano; os principais blocos da nova geração do Carnaval de BH estarão na festa
A Banda Mole, festividade pré-carnavalesca mais tradicional e aguardada de Belo Horizonte, que faz parte do calendário oficial da cidade, comemora 45 anos de história com uma grande festa. Neste sábado, 15 de fevereiro, a partir das 13h, o clima de carnaval vai invadir a Avenida Afonso Pena (entre a Rua da Bahia e Guajajaras) com diversas atrações, bandas, os principais blocos da cidade e DJs. O tema de 2020 é a “EDUCASSÃO”, princípio fundamental para o desenvolvimento de uma nação e que, segundo os organizadores do bloco, não é um assunto levado tão a sério no país.
A Banda Mole busca sempre fazer com que a festa seja cada vez mais a cara do folião belo-horizontino, por isso, no desfile deste ano, suas principais atrações serão artistas mineiros, trazendo como destaque grandes blocos que se apresentam no carnaval da capital. Numa verdadeira constelação de estrelas do carnaval, estão confirmados os blocos Então Brilha, Baianas Ozadas, Quando Come Se Lambuza, Funk You, Swing Safado, Pacato Cidadão, Batuque Coletivo e Quando Come Se Lambuza. Essa edição também traz DJs e bandas que vão colocar a avenida inteira para pular e cantar. Recebe ainda pela primeira vez uma banda do interior do estado: Hiago Volponi e Sambacanna de Montes Claros.
Para a edição histórica, a Banda Mole leva para a Avenida Afonso Pena dois trios elétricos e um palco, com 10 horas de música e uma expectativa de superar o número de público do último ano. E o folião pode preparar a fantasia, chamar a família e os amigos para a festa e ir tranquilo, pois um dos diferenciais do bloco é a segurança para que todos possam curtir momentos de muita diversão. O evento contará com equipe de segurança especializada, apoio da Polícia Militar e da Brigada de BH em pontos estratégicos na avenida, além de postos médicos e ambulâncias de prontidão para casos de emergência.
Para garantir o conforto do folião durante as 10 horas de evento, o espaço contará com mais de uma centena de banheiros químicos posicionados estrategicamente para atender todo o público. Haverá também uma área de alimentação com diversos food trucks, além de mesas e cadeiras.
Tema
Marca indiscutível da Banda Mole, a irreverência diverte e ao mesmo tempo aponta o que pode e deve ser melhorado na sociedade. Neste ano o tema é a “educação”, princípio fundamental de desenvolvimento de uma nação. Segundo os organizadores do bloco, não é um assunto que vem sido levado a sério… Então tome irreverência:
A BH ÇURPREENDENTE TEM ESSA BANDA IMPRECIONANTE!
ELA SOBE, NÃO DÁ MOLE, PRA APRENDIZ DE MELIANTE
PRA AGUENTAR, SÓ MESMO RINDO, DO MINISTRO IGNORANTE.
45 anos de Banda Mole
A festa levou para a Av. Afonso Pena em 2019 um público rotativo de mais de 50 mil foliões para cantar e celebrar o carnaval e ainda ganhou o prêmio BH Folia como o Melhor Pré-Carnaval de BH e o Melhor Tema de Bloco. O evento faz parte do calendário oficial de Belo Horizonte desde 2004 e hoje é o pré-carnaval mais aguardado da cidade.
A história da Banda Mole começa em 1975 quando o bloco carnavalesco “Leões da Lagoinha” chegou ao fim. Os foliões do bloco extinto se juntaram com os filhos e netos das tradicionais famílias do bairro Lagoinha e fundaram a Banda Mole. Com homens travestidos de mulher e vice-versa, o Bloco abrigou por muitos anos o posteriormente viria a ser um evento independente do movimento LGBTQ+. O ponto forte da Banda Mole sempre foi um estado permanente de liberdade e de valorização da diversidade com muita animação, críticas políticas feitas com muita irreverência, música de primeira qualidade, tudo regado a muita cerveja gelada.
Programação:
Trio Rivotrio
13h: Dj Vini Brown
13h30: Swingue Safado
15h30: Manu Rosa
17h: Desfile da Banda Mole (Avenida)
18h30: Bloco Quando come se Lambuza
20h: DJ Vini Brown
20h30: Funk You
Trio Tornado
13h: Gabinas
13h30: Sexta Ninguém Sabe
15h30: Batuque Coletivo
17h: Desfile da Banda Mole (Avenida)
18h30: Baianas Ozadas
20h: Gabinas
20h30: Então Brilha
Palco
13h: Zé da Guiomar
14h30: Hiago Volponi & Sambacanna
16h15: Charanga do Bororó
17h: Desfile da Banda Mole (Avenida)
18h30: Charanga do Bororó
20h: Pacato Cidadão
Serviço:
Banda Mole 2020 – 45 anos de história
Data: 15 de fevereiro, sábado
Horário: 13h às 22h00
Local: Avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e Guajajaras