Evento acontece nos dias 25 e 26 de julho é gratuito
A palavra empatia nunca esteve tão em evidência como no momento atual. Assim como o conceito de comunidade e, consequentemente, de enxergar os inumeráveis. Unindo estes dois assuntos e reflexões, a Escola de Empatia promove nas próximas semanas uma prévia da segunda edição do Festival de Empatia. Totalmente online e com a possibilidade ou não de contribuição espontânea. O evento acontece nos dias 25 e 26 de julho, sábado e domingo, com atividades o dia todo. Inscriçoes no link: https://www.sympla.com.br/festival-de-empatia–2-edicao—online__907489
Na programação palestras, oficinas, rodas de conversas, e atrações culturais que abordam temas interligados à empatia e Comunicação Não-Violenta. Esta última, criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, e baseada nos princípios da não-violência, ou seja, o estado natural de compaixão quando a não-violência está presente no coração.
‘’Ano passado reunimos mais de 150 pessoas em um evento de dois dias em BH, discutindo privilégios e diversidade. Esse ano será online com o tema Comunidade, e a nossa proposta é olhar para o todo, enxergar os inumeráveis, integrar, pertencer, co-criar, construir e não mais excluir, marginalizar e destruir’’, explica Corinne Lopes, da Escola de Empatia, uma das organizadoras do evento.
Para as co-fundadoras da Escola de Empatia, Bruna Perillo e Camila Marques, apesar da informação sobre a empatia estar cada vez mais acessível, somente uma pequena parte das pessoas estão consistentemente em contato com ambientes de aprendizagem favoráveis para desenvolver-se emocionalmente. Como afirma Cristiane Frase, também uma das organizadoras do evento, é premissa da Escola de Empatia “compreender que cada pessoa tem um lugar essencial na vida em sociedade e ajudá-las a desenvolver condutas de empatia, ética e cuidado. Precisamos colaborar positivamente para que as pessoas, comunidades e empresas possam transformar o mundo em um espaço mais humano’’.
Entre as atrações de destaque, Corinne cita uma roda de conversa que acontecerá mediada por Lucas Alves e Iaçanã Woyames, do projeto O Espaço, que contará com a presença dos projetos Ruas, Atento e Forte, Lá da Favelinha, PEMSE, e Os Inumeráveis.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25 – sábado
9h Abertura do Festival: Imagine um Mundo! – Escola de Empatia.
14h – Comunidade e suas interfaces com a Comunicação Não-Violenta – Escola de Empatia.
17 horas – Comunidades em pauta: roda de debates com Lucas Alves e Iaçanã Woyames, do O Espaço, com convidados dos projetos Os Imensuráveis, Favelinha Futebol Clube, Projeto Ruas, PEMSE e projeto Atento e forte.
20 horas – Som de Gaê: Música autoral, versões e entrevistas com artistas brasileiros.
Dia 26 – domingo
10h – Tempo compartilhado:
– Roda de conversa, experiências de autocuidado e empatia – Alessandra Mendes.
– Do conflito ao diálogo a partir do eneagrama – Eduardo Bernardineli.
13 h- Tempo compartilhado:
– A autocompaixão e o autocuidado para uma vida consciente – Ângela Raquel de Araújo.
– A comunicação com o coração e a presença: os primeiros passos ruma a uma não-violencia – Muriel Magalhães.
16 horas – Rede de Apoio para Dar e Receber Empatia – Thayna Meireles.
19 horas – Arte e empatia em família – com as facilitadoras da Escola de Empatia.
SERVIÇO
PRÉVIA FESTIVAL EMPATIA
Data: 25 e 26 de julho
Inscrições: https://www.sympla.com.br/festival-de-empatia–2-edicao—online__907489