Gerdau e Sebrae Minas capacitam micro e pequenas empresas em Minas Gerais



Imagem: Portal Contábeis

Nova etapa do Programa de Desenvolvimento Empresarial oferece treinamento em finanças, gestão e marketing para 67 empresários até final de 2021; 121 empresas mineiras já receberam o diagnóstico inicial do negócio, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria na sua gestão

O Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Gerdau, vai promover a capacitação de empresários, com um destaque para os novos tempos pós-pandemia do Covid-19. Nesta semana, foram selecionadas 67 micro e pequenos empresas – com faturamento bruto anual de até R$4,8 milhões – que irão receber treinamento personalizado em gestão, finanças e marketing. A capacitação é subsidiada e tem previsão de acontecer até o final de 2021.

Empresários de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto que atuam em diversos setores como turismo e viagens, locação de brinquedos, restaurantes, móveis e decoração, ferragens e serralherias são alguns dos selecionados.

“As empresas foram afetadas de diferentes formas pela pandemia. Aumentamos o número de vagas de 50 para 64 com esse novo cenário. Todo o programa foi adaptado para buscar soluções imediatas e a médio e longo prazo. Trabalhamos com os 3 R’s: Resposta, Reinvenção e Retomada. Buscar respostas imediatas para o impacto financeiro, reinventar ou remodelar o seu negócio e a retomada das atividades no novo normal”, explica o analista do Sebrae Minas, Aristides Rocha.

O programa é divido em módulos com temas como finanças, marketing, vendas. Inclui ainda uma consultoria personalizada periódica com visitas presenciais, seguindo as normas de saúde e segurança, e reuniões à distância, além de cursos e oficinas para interpretação de indicadores, análises técnicas e aprimoramento da gestão da empresa. Para o coordenador de responsabilidade social da Gerdau, Bruno Castilho, a expectativa é que o projeto aumente o índice de competitividade das empresas – implantando controles gerenciais apropriados para cada perfil empresarial.

“A Gerdau tem como foco estimular, capacitar e potencializar o empreendedorismo para a transformação nos municípios em que está presente. Foram selecionados negócios com potencial de se reinventar nesse momento difícil e contribuir para desenvolver o mercado nas regiões do Alto Paraopeba e Inconfidentes”, acrescenta Castilho.

Seleção
Na primeira fase do Programa de Desenvolvimento Empresarial, a Gerdau e o Sebrae Minas convocaram micro e pequenos empresários para se inscreverem no projeto, com chamamento realizado nas cinco cidades mineiras. 121 empresas receberam gratuitamente um diagnóstico inicial do seu negócio, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria na sua gestão. Destas, 64 foram selecionadas para a continuidade no PDE. 90% da capacitação é subsidiada e o restante é uma contrapartida do empresário. No total, o programa irá investir R$750 mil.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Mudança: Fernando Meira da ONG está firme na luta pelas 'comunidades da RMBH' como um nome forte nas próximas eleições

Artigo Anterior

Professora da UFMG Cristiana Fortini participa do maior evento jurídico online do mundo

Relacionados