NO DIA NACIONAL DO COMBATE AO GLAUCOMA, ESPECIALISTA ALERTA SOBRE EXCESSO DE EXAMES



Dr Adriana Bonfioli – Divulgação. 

26 DE MAIO É MARCADO POR AÇÕES DE
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA

Maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma ganhou um dia só seu no calendário da saúde. Dia 26 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, doença que, de maneira silenciosa, acomete milhares de pessoas e pode levar à cegueira.

O glaucoma pode ser detectado em uma consulta de rotina, por meio da medida da pressão ocular e do exame de fundo de olho. A grande maioria das pessoas, no momento do diagnóstico, ainda não apresenta sinais ou sintomas da doença. Isso torna o glaucoma uma doença muito perigosa, pois a lesão do nervo óptico pode progredir de forma devastadora, antes mesmo do diagnóstico e do início do tratamento.

Atualmente, são recomendadas avaliações anuais, especialmente após os 40 anos de idade, quando essa e outras doenças oculares são mais comuns. Se, durante a consulta de rotina, o oftalmologista detectar um aumento da pressão ocular ou alterações nos nervos ópticos, outros exames podem ser solicitados para definir o diagnóstico.

A especialista em oftalmologia e diretora administrativa do Grupo Awor Saúde, Dra. Adriana Bonfioli, reforça que o diagnóstico precoce é fundamental, mas também alerta que, hoje em dia, muitos exames são realizados sem necessidade.

“É muito frequente a indicação da ´propedêutica de glaucoma´, que engloba seis ou mais exames, para todos os pacientes considerados `suspeitos´. Porém, quando os pacientes são avaliados por um especialista, raramente existe a indicação de todos eles de uma só vez. Cada caso é único, com necessidades específicas para o seu diagnóstico e o acompanhamento.”

Alguns exames complementares utilizados para o diagnóstico de glaucoma são:

 

●          Paquimetria ultrassônica: exame que mede a espessura da córnea. Essa medida é necessária porque córneas muito finas ou muito espessas podem interferir na confiabilidade da medida de pressão ocular realizada no consultório. A medida de espessura da córnea é relativamente constante, exceto quando o olho é submetido a uma cirurgia, sofre um trauma ou desenvolve uma doença corneana. Dessa forma, não é necessário repetir a paquimetria anualmente.

●          Curva de pressão ocular:  para esse exame, o paciente deve permanecer algumas horas na clínica, para medidas seriadas da pressão ocular ao longo do dia. A curva é mais indicada para pacientes com pressão ocular próxima do limite normal, para avaliar sua variação ao longo do dia.

●          Teste de sobrecarga hídrica: também chamado de “teste provocativo”,  é utilizado para avaliar o comportamento da pressão ocular. Durante este teste, o paciente ingere 1 litro de água entre as medidas. O aumento da quantidade de líquido dentro do olho cria uma sobrecarga do sistema de escoamento. Se houver alteração da drenagem, a pressão ocular irá subir.

●          Tomografia de coerência óptica (OCT): avalia o nervo óptico e a camada de fibras nervosas da retina. É o exame que tem evoluído mais rapidamente e trazido avanços importantes para o diagnóstico do glaucoma. Ele auxilia muito nos casos precoces e nos duvidosos, sendo uma ferramenta muito útil para o acompanhamento da doença.

●          Campo visual computadorizado:  o exame de campo visual avalia funcionalmente a visão, mostrando alterações periféricas e centrais típicas do glaucoma. Não é um exame que auxilia no diagnóstico precoce, pois ele se altera apenas quando o paciente já perdeu mais de 30% das fibras do nervo óptico.

●          Gonioscopia: exame utilizado para estudar o ângulo da câmara anterior do olho e classificar o tipo de glaucoma.

●          Retinografia: foto colorida do fundo de olho que documenta o nervo óptico e a retina e serve para comparações futuras.

 

O diagnóstico do glaucoma se baseia na interpretação dos sinais detectados durante a avaliação oftalmológica, dos resultados de exames complementares, e de dados história prévia e familiar do paciente. Não existe um único exame que determine, de forma isolada, a presença ou não da doença.

 

Sobre o grupo Awor Saúde

O grupo Awor Saúde chega à Região Metropolitana de Belo Horizonte para oferecer atendimento e tratamento médico diferenciados. Em um único lugar, os pacientes encontram toda a infraestrutura necessária para consultas e exames, com praticidade, conforto, qualidade e tecnologia de ponta.

Localizadas no Complexo Lifecenter, estão as unidades Awor Oftalmologia, Awor Otorrinolaringologia, Awor Mulher e Awor Longevidade. Neste local, várias especialidades médicas estão disponíveis como: oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, gastroenterologia e urologia.

A Awor Saúde conta também com unidades multiespecialidade localizadas nos bairros Barreiro (Belo Horizonte) e Eldorado (Contagem).

 

Call center: (31) 3227-1000 ou (31) 3287-0473

Whatsapp: (31) 98777-2100

Agendamento online:

https://components-legacy.feegow.com/index.php/agendamento-online/client/5523640-AAAW#

Mais informações: aworsaude.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CINÉ-CLUB VIRTUAL “BANDE À PART” FAZ HOMENAGEM AOS 150 ANOS DA COMUNA DE PARIS

Artigo Anterior

Número de acidentes com motos na capital paulista cai 20% em três anos

Relacionados