Professora Jana Rabelo dá dicas a alunos na preparação do ENEM mediante mudança de datas



Jana Rabelo – Foto Rafael Carrieri (1). 
Ministro da Educação confirma ENEM para Novembro de 2021
Escolas, professores e alunos de todo o país vivem a incerteza acerca da data do Enem 2021, assim como os vestibulares, que passaram por diversas mudanças por questões sanitárias. Diante da confirmação da data para novembro de 2021, a professora Jana Rabelo compartilha dicas que podem ajudar os estudantes a se organizarem na rotina de estudos, cronograma e preparo emocional.

 

A primeira dica da especialista em alto desempenho em redação é considerar a aplicação das provas na data agendada como plano A. “O cronograma de estudos deve ser pensado focando na data em que está confirmado, mesmo havendo a possibilidade de uma nova remarcação. Dessa forma, os participantes são capazes de criar uma rotina considerando o tempo que falta para a prova”, ressalta.

Outra tática é ter um plano B. A profissional acredita que, caso a aplicação do Enem seja novamente adiada, será para janeiro ou fevereiro de 2022. “Pensando em mais meses que podem ser dedicados à preparação, o ideal é que esse momento seja aproveitado pelo aluno para os temas que têm mais dificuldade. Se todo o cronograma de conteúdo já foi visto pensando a data de outubro ou novembro, sobram alguns meses para explorar as deficiências de cada estudante”.

Como terceira dica, Jana Rabelo acredita que o que não pode ser feito, nem pelos alunos nem pelas instituições de ensino, é usar essa incerteza como desculpa para procrastinar os estudos. A preparação tem que ser contínua. “Não se pode dar a colher de chá e achar que temos todo o tempo do mundo. Tenho muito medo de os alunos imaginarem que o Enem possa ser adiado e deixarem certas matérias e atividades para depois. Diante de tanta incerteza todos perdem em estudo e também preparação psicológica”, completa.

A especialista também dá dicas pensando no conforto emocional dos participantes do Enem. Uma delas é evitar redes sociais e canais não oficiais que usam as polêmicas relacionadas ao Exame de maneira sensacionalista. Além disso, há grupos no WhatsApp e Telegram que fomentam o boato e as fofocas sobre as provas e datas e não acrescentam em nada. “Participar dessas discussões só aumenta a ansiedade e insegurança. O melhor a ser feito é focar nos estudos”, finaliza.

Se necessário, é fundamental procurar ajuda psicológica, seja com profissionais particulares ou com serviços com preços sociais e até gratuitos. Os professores e pais também devem estar cientes do que os estudantes estão passando.

 

Sobre Jana Rabelo

Passou em 1º lugar na UFMG para o curso de Letras. Em 2007, formou-se no curso que escolheu por vocação. Jana já trabalhava no Colégio Bernoulli e seguiu por lá, coordenando os monitores de redação. Durante o mestrado teve um trabalho aceito no Manchester Phonology Meeting – um dos maiores eventos de fonologia do mundo – e foi para Manchester, Inglaterra apresentar os primeiros resultados de seu mestrado na conferência.

Em 2010, fez um concurso para professor substituto na UFMG e passou, onde lecionou por seis meses, dando aula no primeiro período de Letras. Em 2011, voltou para o Bernoulli como professora e segue lá até hoje. Desde 2014 atua também como professora de redação em cursos livres pré-vestibulares e Enem com foco numa metodologia mais particular e em resultados de alta performance.

 

Experiência em escolas e cursos Pré-vestibulares

Colégio e pré-vestibular Bernoulli – Professora – Desde 2011

Polo Vestibulares – Professora e coordenadora da área de linguagens – 2010 a 2014

PUC Minas – Professora na Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e gramática – 2012

UNIPAC Itabirito – Professora na Especialização em Letramento e Alfabetização – 2012

Universidade Federal de Minas Gerais – Professora de Introdução aos Estudos Linguísticos – 2010

Colégio Magnum – Professora – 2013 a 2015

Colégio Marista – Professora – 2012 a 2013

Coleguium – Professora – 2009 a 2012

Unimaster – Estagiária e monitora – 2008 a 2010

Colégio e pré-vestibular Bernoulli – estagiária, monitora – 2007

 

Mais informações:

https://www.janarabelo.com.br/

Instagram.com/instajanarabelo/

Youtube.com/janarabelo

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

ABL finaliza 6ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Artigo Anterior

Governo “joga dentro das quatro linhas” da Constituição, diz Bolsonaro

Relacionados
Leia mais

Anticoncepcional X trombose

Métodos contraceptivos podem gerar eventos tromboembólicos na mulher? A trombose consiste na formação de coágulos dentro dos vasos…