UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Procon-RJ lança ferramenta que promete diminuir tempo de atendimento



Foi lançado hoje (5), no Rio de Janeiro, o ProConsumidor, sistema de atendimento integrado ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ). O serviço promete reduzir o tempo de resposta das empresas ao consumidor, que atualmente pelo site do serviço é de dez dias.

A nova ferramenta reúne todas as empresas cadastradas no site utilizado para receber a reclamação eletronicamente. Após o cadastro da reclamação, a empresa tem 10 dias para responder. E o consumidor mais 20 dias para a réplica.

Segundo o órgão, o ProConsumidor é um projeto inovador em fase experimental. A iniciativa tem parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A previsão é que todo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) migre para essa plataforma, que será cedida aos demais Procons do país.

“É fundamental que o órgão acompanhe a evolução tecnológica do mercado e que os dados gerenciais se mantenham transparentes para todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, disse, em nota, o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.

Esse é o segundo projeto-piloto que o Procon carioca participa. Em maio de 2014, os moradores do Rio foram os primeiros a terem acesso à plataforma consumidor.gov.br, serviço público que permite uma conversa direta entre consumidores e empresas para resolução de conflitos.

Desde a sua criação, há dez anos, a plataforma já registrou 1.289.792 reclamações de consumidores que tiveram algum tipo de problema com empresas.

O Sindec é um sistema que integra o atendimento de 644 Procons, em 958 postos de atendimento no país.

* Estagiário sob a supervisão de Mario Toledo

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

TOK&STOK ESCOLHE BELO HORIZONTE PARA RECEBER NOVO CONCEITO DE LOJA

Artigo Anterior

Ministério dos Direitos Humanos premia empresas por ações na pandemia

Relacionados

PF combate grupo responsável por derrame de dinheiro falso em Curitiba

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a Operação Derrame, para combater um grupo suspeito…

Gilmar Mendes suspende ações que questionam decreto de acesso a armas

A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a…