Foto Crédito : Divulgação.
Professor Jonatas Guimarães fala sobre o escritor em vídeo disponível a partir do dia 26 de agosto
A Academia Mineira de Letras apresenta a palestra “95 anos de Autran Dourado” com a presença do professor Jonatas Guimarães para falar sobre novas nuances da obra do escritor. O vídeo estará disponível no YouTube da AML a partir do dia 26 de agosto, às 11h.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.
A palestra abordará o conjunto da obra de Autran Dourado, explorando tanto os diferentes momentos da produção ficcional do escritor, quanto a sua inserção no cenário intelectual da época. “Observar as obras literárias em contraposição com o arquivo do escritor disponível no Acervo dos Escritores Mineiros da UFMG possibilita enxergar as diversas máscaras que habitam a sua obra, o que leva a uma problematização das subjetividades”, ressalta o palestrante.
A ficção de Autran Dourado transita entre o arcaico, o moderno e o pós-moderno, ganhando, então, contornos sempre atuais, que alimentam questões éticas, políticas e existenciais sobre o mundo contemporâneo.
O arquivo de Autran Dourado traz uma visão renovada sobre o escritor que, além de seus livros ficcionais, produziu radionovela, ensaios teóricos (muitos deles assinados por seu heterônimo Erasmo Rangel), artigos para jornais e revistas, bem como a intensa troca com intelectuais de sua época.
O tom militante de muitos de seus artigos, além de correspondência com nomes como o então senador Fernando Henrique Cardoso, ou com Darcy Ribeiro revelam também o traço de um escritor combativo, que não se furtava à atuação na esfera pública.
Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.
Sobre o palestrante:
Jonatas Guimarães é Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
SERVIÇO:
Palestra virtual “95 anos de Autran Dourado” – com Jonatas Guimarães
Data: a partir de 26 de agosto, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br