A paulista Débora Menezes conquistou neste sábado (4) a medalha de prata na Paralimpíada de Tóquio. A disputa da categoria acima de 58kg da classe K44 (deficiência físico-motora) ocorreu contra a uzbeque Guljonoy Naimova, que venceu a brasileira por 8 a 4. O duelo foi realizado no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba.
A disputa foi a reedição da final do Campeonato Mundial de taekwondo em Antalya, na Turquia (2019). À época, a paulista venceu a atleta do Uzbequistão por 7 a 3 e levou o título.
É PRATA PARA O #Taekwondo !@Dmenezestkd fez bonito em todas as suas disputas nos #JogosParalimpicos de Tóquio e ficou com a prata, após perder a final para a atleta do Uzbequistão Guljonoy Naimova. PARABÉNS, DÉBORA! 😍#ParalimpicoEmToquio
Foto: Wander Roberto pic.twitter.com/tIlGnTjteu
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@cpboficial) September 4, 2021
Os três competidores brasileiros do parataekwondo, modalidade esportiva estreante em Paralimpíadas, faturaram medalha em Tóquio 2020. Além da prata de Débora Menezes, o paulista Nathan Torquato faturou o ouro na categoria até 61kg, enquanto a paraibana Silvana Fernandes colocou a medalha de bronze nos 58kg, ambos pela classe K44.
Campanha
Na estreia nos Jogos, pelas quartas de final, Débora obteve êxito contra a mexicana Daniela Andrea Martinez Mariscal por 24 a 12. Em seguida, na semifinal, ela derrotou a ucraniana Yuliya Lypetska, impondo superioridade, por 55 a 10.