Cristiano Seixas lança “Contos da Calango” na Livraria da Rua em tarde de autógrafos



Cristiano Seixas Créd Olga Santos.

Quadrinista narra a luta de uma jovem em um mundo pós-apocalíptico com escassez de recursos naturais, sob o olhar de convidados de peso do mercado de ilustração e quadrinhos.  

O diretor de arte, quadrinista e roteirista, Cristiano Seixas (@crisseixas_), elegeu um dos espaços mais charmosos e ponto de encontro da Savassi, a Livraria da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913), para lançar a primeira edição de sua graphic novel “Contos da Calango”, no dia 06 de novembro (sábado), a partir das 12h. Exclusivamente para a ocasião, o livro virá com alguns brindes, como um livretinho extra e postais, e outras surpresas.

O autor receberá o público ao lado de alguns dos artistas que assinam as ilustrações e um dos contos, como Acir Piragibe, Alexandre Tso, Guilherme Balbi e Monica Toledo, para autógrafos e bate-papo sobre o projeto, desde a concepção até a finalização, e a experiência de ter o olhar dos seus convidados em cinco histórias que promovem o encontro entre o Cerrado e a Caatinga do Norte de Minas Gerais em um mundo pós-apocalíptico.

Além da participação dos ilustradores e da estudiosa e videomaker, Monica Toledo, que assina Vermelho Urucum, o texto de abertura é da ilustradora e quadrinista mineira, Carol Rossetti, o projeto gráfico é do mineiro Gabriel Nascimento (Café com Chocolate Design), e a capa é do seu parceiro de longa data, o quadrinista internacional, e co-criador da protagonista, Eduardo Pansica.

“Para mim era importante trabalhar com profissionais com os quais tenho afinidade artística e que conseguiriam ampliar esse universo, essa simbiose imaginária dos dois biomas e os personagens que sobrevivem neles. Outro ponto-chave era ter uma história feita exclusivamente por mulheres: Monica Toledo e Jane Carmen. Também foi essencial contar com a participação da Carol Rossetti, ativista feminista, e do Gabriel Nascimento, que traduziu o conceito da revista desde a escolha do papel até o tipo acabamento”, descreve Cristiano Seixas.

“Contos da Calango” narra a luta de uma jovem para sobreviver em uma região pobre e deserta do Brasil, com escassez de recursos naturais, no momento em que o capitalismo deu seu último suspiro. Sobreviver um dia inteiro torna-se sua prioridade.

De acordo com o autor, a escuta ativa foi determinante para chegar ao produto final. “Nesta edição, busquei ir além, achei necessário ouvir mais as pessoas e, principalmente, captar o olhar das mulheres sobre a personagem que também está presente nas duas edições do projeto Calango, uma garotinha sem nome”, descreve.

A decisão de transportar a narrativa dos contos para os quadrinhos foi para empregar uma profundidade temática. “Nos quadrinhos, histórias curtas são a seleção de cenas e acontecimentos cruciais para narrar um trecho ou acontecimento importante. Os quadrinhos têm um ritmo próprio, diferente da literatura e de outras mídias. A ideia de nomear esses quadrinhos mais curtos de contos é acrescentar simbologias e referências que possam dar aos acontecimentos visuais mais de um nível de leitura”, esclarece.

A impressão de “Contos da Calango” foi viabilizada por meio de edital estadual da Lei Aldir Blanc. Parte do valor arrecadado com as vendas da revista será destinada à ONG dedicada ao resgate e tratamento de animais silvestres e domésticos, Asas e Amigos (www.asaseamigos.com.br).

Sobre Calango:

Contos da Calango é fruto do projeto de revista em quadrinhos Calango, de Cristiano Seixas e Eduardo Pansica, que começou como um número autoral até se tornar uma revista em quadrinhos com mais peso, o que foi possível com o financiamento coletivo Catarse. A história, que já tem duas edições, com uma terceira a caminho, mostra as aventuras de uma garotinha que tenta sobreviver em um sertão apocalíptico ao lado do seu animal de estimação, Calango.

Sobre o criador:

Cristiano Seixas – único roteirista brasileiro de quadrinhos a escrever para a franquia Alien, na minissérie da Dark Horse Comics, lançada em 2020. Co-fundador e diretor de criação da Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais e co-criador do Pátio Digital Academy.

Graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Mestre em Animação Digital pelo Art Institute of California, foi intern da Agência Brothers By Choice em São Francisco (EUA), depois de ter feito um bootcamp em cinema pelo New York Film Academy. Foi Conselheiro da Associação Brasileira de Produtoras Independentes – BRAVI, tendo participado de programas internacionais, inclusive como palestrante, na França, Canadá, Estados Unidos e África do Sul.

Trabalhou nas maiores convenções de quadrinhos e animação do mundo, como San Diego Comic Con, New York Comic Con, Chicago Comic Con, Kidscreen, Mip Com, Mip TV, Annecy e várias outras.

Ficha técnica: Contos da Calango

Roteiro dos 4 contos: Cristiano Seixas

Roteiro do conto Vermelho Urucum: Monica Toledo

Ilustração: Jane Carmen, Acir Piragibe, Alexandre Tso, Igor Cicarini e Guilherme Balbi

Capa: Eduardo Pansica

Texto de abertura: Carol Rossetti

Projeto gráfico: Gabriel Nascimento

Número de páginas: 72

Formato: Capa em cartão duplex 300g, miolo em pólen bold LD 90g Gráfica Formato

Serviço – Contos da Calango:

Lançamento oficial: 06/11 (sábado) | 12h às 15h | Livraria da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913)

Valor: R$ 48,00

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

EVOÉ LANÇA A REVISTA DIGITAL “COMPARTILHADA” E CONVIDA COMUNIDADE CRIATIVA DE BELO HORIZONTE A CONTAR SUA HISTÓRIA

Artigo Anterior

IRA! FOLK, EM ÚNICA APRESENTAÇÃO, NO PALÁCIO DAS ARTES, NO DIA 26 DE NOVEMBRO

Relacionados