O PROAÇÃO LANÇA PROGRAMA DE CORRIDA PARA CRIANÇAS DA COMUNIDADE DO BAIRRO SANTA LÚCIA EM BH



KIDS FOR RUN vai oferecer programa de treinamento de corrida para crianças como atividade extracurricular para promover a saúde, o bem estar e, integração entre os moradores

A pandemia afetou o ano letivo de 2020 inteiro e praticamente todo o primeiro semestre de 2021. Em Belo Horizonte, a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de ensino foi determinada em março do ano passado. E como o Município não aderiu ao plano estadual Minas Consciente, os estudantes não tiveram nem mesmo aulas pela internet. O retorno gradual dos alunos começou a partir de junho deste ano e em outubro todos os estudantes puderam voltar retornar às salas de aulas.

Mas, além do prejuízo nos estudos, uma das grandes preocupações das famílias era a ociosidade dos filhos que não tinham nenhuma atividade saudável disponível, em comunidades do Bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul de BH. Muitos pais reclamavam que jovens tinham se envolvido com a prática de delitos, uso de drogas. E procuraram o Núcleo de Composição de Parcerias em Projetos & Ações pedindo ajuda.

Com a missão de estimular o humanismo, por meio de atividades e ações que possam guiar, inspirar e motivar comportamentos e escolhas de crianças e adolescentes, a ONG O Proação desenvolveu o programa “SER HUMANO – SER ATLETA”. E lança, nessa quarta-feira (27), o projeto “KIDS FOR RUN”, de treinamento de crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos.

A proposta foi elaborada por um grupo de idealistas conscientes de sua responsabilidade como cidadãos, diante da situação que o país enfrenta e da falta de amparo para os jovens. Segundo os organizadores, “a responsabilidade social torna-se muito valiosa quando há a real demonstração das empresas de participar, de forma ativa, dos programas sociais, com o olhar voltado para o bem da sociedade.”

A ideia do KIDS FOR RUN é trabalhar diversas modalidades esportivas para moradores da comunidade Santa Lúcia, na região Centro-Sul de BH. Segundo o site Favela é Isso Aí, o Aglomerado Santa Lúcia é formado por quatro vilas: Vila Estrela, Vila Santa Rita de Cássia, conhecida como “Morro do Papagaio”, Barragem Santa Lúcia e Vila São Bento, conhecida como Vila Esperança ou Vila Carrapato, onde vivem quase quinze mil pessoas.

O projeto foi idealizado pela empresária Cristina Rocha e a educadora física Luana Almeida. Com o apoio de voluntários da ONG, que abre agora sua terceira frente de atuação em BH, elas esperam oferecer além do treino de corrida, aulas de futebol e de vôlei – em parceria, neste caso, com Serginho, ex-jogador do Minas. Segundo Luana, a opção de começar pelo treino na pista é que “a corrida é o primeiro esporte com que temos contato na vida, é inerente, desde a primeira infância. É algo natural para as crianças que correm, pulam e saltam nas brincadeiras.” Luana Almeida explica ainda que é importante manter a “ludicidade nas atividades propostas” para que as crianças aprendam a gostar das práticas esportivas, que são “um grande caminho de promoção da autoestima e da realização pessoal, além de estimular o aprendizado das disciplinas formais e assegurar o crescimento profissional.”

A diretoria da ONG espera promover a saúde, o bem estar e a integração entre os moradores da comunidade, proporcionando uma atividade extracurricular para os estudantes, na pós-pandemia. O cronograma das aulas já está pronto. E a inauguração do projeto KIDS FOR RUN será no próximo dia 27, quarta-feira, das 16h às 18h, na Avenida Arthur Bernardes, 3.812, no bairro Santa Lúcia. Vinte crianças já foram inscritas e vão receber lanche após as aulas e uniformes.

Sobre O Proação

O Núcleo de Composição de Parcerias em Projetos & Ações – O Proação – é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve um programa de educação complementar. No Projeto Ritmo e Movimento, mais de 100 crianças da comunidade Nova Vista são atendidas com aulas de dança e a implantação de um Corpo de Baile, para promoção da autoestima e estímulo ao aprendizado de disciplinas e ao crescimento profissional.

O Proação também já incorporou duas instituições de acolhimento que recebem crianças que foram retiradas de seus lares, por determinação da Justiça. As duas ficam no bairro Prado, na região Oeste de BH: na casa Filhos de Nazaré permanecem crianças de até sete anos e na Mãos de Maria, pioneira em Minas Gerais, bebês de até doze meses.

Serviço:

O PROAÇÃO

Lançamento do projeto “KIDS FOR RUN”

Data: dia 27 (quarta-feira)

Horário: das 16h às 18h,

Local: Avenida Arthur Bernardes, 3.812 – Bairro Santa Lúcia

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

IBGE: desemprego cai para 13,2% no trimestre encerrado em agosto

Artigo Anterior

Cadastramento de fundos da criança e do adolescente termina amanhã

Relacionados