UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Festival “Novembro Digital”, da Aliança Francesa, apresenta exposições em equipamentos culturais da cidade



Un bar aux Folies Bergère (2018),de Gabrielle Lissot.

Palácio das Artes, CCBB e MM Gerdau recebem as mostras. Público também pode conferir uma mostra online na programação

O digital ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas e conta com diferentes linguagens a serem descobertas e exploradas pelo público. Pensando nisso, a Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta a 3ª edição do Festival Novembro Digital, com exposições em diversos equipamentos culturais da cidade, além de programação online. Todas as atrações são gratuitas e voltadas para todas as idades.

O Centro Georges Pompidou, na França, é um dos maiores complexos culturais da Europa e sempre busca formas diferentes de discutir a arte. Com a exposição “A Ecologia das Imagens”, concebida em Pompidou, com curadoria de Géraldine Gomez e realização em Belo Horizonte da Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, não seria diferente. Em cartaz no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal entre os dias 5 de novembro e 29 de dezembro, a mostra utiliza o digital para abordar a proteção ao meio ambiente, o consumo de imagens e telas e muitos outros questionamentos.

Uma mostra online também compõe a programação do Novembro Digital. A partir do dia 8 de novembro, é possível conferir “Voiture autonome: révolution en route?”. Concebida pelo Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) e pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, aborda a expectativa do uso de carros autônomos e os desafios dos centros urbanos.

A partir do dia 10 de novembro, instalação “Mr. Chip”, criada por Serge Bloch com Arnaud Méneroud, estará presente no CCBB BH e convida o público a fazer o download gratuito de um aplicativo de realidade aumentada no seu smartphone ou tablet, para interagir com diversos desenhos que compõem a obra. Ao escanear as ilustrações presentes na instalação com o celular, elas ganham vida e mostram os fofos e inusitados momentos do Mr. Chip e seu gato.

Já a “Mostra de Realidade Virtual”, acontece entre os dias 24 de novembro e 12 de dezembro, na Galeria Aquário do Palácio das Artes. Utilizando dispositivo de realidade virtual, quem passar pela mostra poderá assistir dois filmes: ‘’Meet Mortaza’’ (2012), de Joséphine Derobe, e “Un bar aux Folies Bergère’’ (2018), de Gabrielle Lissot. Os participantes terão uma experiência única dentro de cada uma das histórias e cenários.

Presente nos cinco continentes e em mais de 40 países, o festival internacional Novembro Digital celebra a criação digital sob todas as formas. Realizado em Belo Horizonte pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais e Aliança Francesa Belo Horizonte com o apoio do Institut Français, da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Banco do Brasil, da Fundação Clóvis Salgado e do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

SERVIÇO:

Aliança Francesa

Novembro Digital

 

Exposição “A Ecologia das Imagens”

Data: de 5 de novembro a 29 de dezembro

Local: Galeria “Janelas para o Mundo”, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade – Funcionário, Belo Horizonte

Exposição “Voiture autonome: révolution en route?”

Data: a partir de 8 de novembro

Local:  https://aliancafrancesabh.com.br/exposicoes/

 

Instalação “Mr. Chip”

Data: a partir de 10 de novembro

Local: CCBB BH

Praça da Liberdade – Funcionário, Belo Horizonte

Mostra de Realidade Virtual

Data: de 24 de novembro a 12 de dezembro

Local: Galeria Aquário no Palácio das Artes

Participação Gratuita

Informações: 

afbh@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Conversa na Academia Mineira de Letras aborda a Independência do Brasil na obra de Oliveira Lima

Artigo Anterior

Crianças e adultos podem se divertir com as oficinas do “Lugar de Criação”, do CCBB Educativo

Relacionados