MEMORIAL VALE RESTAURA ESCADARIA INTERNA

Imagem: Estado de Minas.


Quem aprecia a beleza das salas do Memorial Minas Gerais Vale, agora, tem mais um motivo para fazer uma visita. A escadaria interna do Memorial está totalmente restaurada, após projetos e obras que envolveram diversos profissionais. A escada, em estilo Art Nouveau traz uma história imponente como a sua estrutura. Foi importada da Bélgica, trazida desmontada para o Brasil durante a construção da Praça da Liberdade, na época da fundação da nova capital mineira, entre 1895 e 1897. Fabricada em aço pudlado, com sistema Joly – tecnologia pioneira de construção desmontável – a mesma utilizada na construção da Torre Eiffel, a escada tem sua estrutura composta por barras chatas e pinos em arranjos treliçados. Com o aumento do fluxo de pessoas no espaço como museu, a escada apresentou desnivelamentos. Começou, assim, o desafio da sua recuperação, para encontrar a forma segura e adequada de restaurar este bem que é patrimônio histórico.

É importante para o Memorial Vale preservar este bem tombado que é de extrema relevância. A escadaria ocupa e dá acesso a todos os andares do espaço. A escadaria tem um grande significado para a cidade de Belo Horizonte, com modelo construtivo presente em outras edificações da Praça da Liberdade. A metodologia adotada para o restauro será uma referência para restauro e obras de escadas deste modelo. Temos uma alegria de entregar essa restauração justamente neste momento que celebramos os 10 anos do Memorial, observa o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão.

Desafios da restauração

A restauração envolveu diversos profissionais, empresas e equipes, que fizeram muitos estudos, incluindo técnicos da Vale e de empresas terceirizadas, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). A obra contou com várias etapas e ações, entre elas, substituição do pilar de sustentação, montagem das colunas de apoio dos patamares macaqueamento das estruturas /topografia da estrutura/acabamento, recuperação do piso de madeira, pintura, restauro do corrimão e restauro do piso hidráulico.

O principal desafio da empresa que desenvolveu o projeto foi adequar uma estrutura antiga às normas atuais, sem modificar as características originais, o que exigiu o uso das mais modernas tecnologias da engenharia, que normalmente são utilizadas na indústria aeronáutica.Por se tratar de uma estrutura centenária, o material utilizado não possui características de um processo de produção padrão, desta forma não são homogêneos, sendo assim, foi necessária a determinação das características físicas e químicas do material em laboratório. Para garantir a integridade da escada e entorno, a estrutura não poderia ser completamente desmontada e restaurada, era necessária a reforma no local, com isso, foi necessário determinar a deformação que a escada sofreu durante os anos através de um escaneamento a laser com coleta de 500 mil pontos por segundo. De posse destes dados, foi realizado um modelo computacional em que foi considerado a não linearidade do material e grandes deslocamentos para caracterização do problema. (Esta análise não é usual em estruturas convencionais e é muito usada em indústria aeronáutica). Para garantir a adequação às normas e estabilização da escada foi necessário a elaboração de um procedimento de restauração detalhado e uso de materiais ultra resistentes no interior dos elementos originais. Para garantir a resistência este procedimento teve que ser seguido à risca durante a obra, detalha Bruno Brant, da Kotchergenko Engenharia Ltda.

Memorial Vale híbrido

O Memorial Vale está aberto para visitação das salas que abrigam o acervo permanente e muito interativo com o público, inspiradas na ideia do museu de experiência. Cada ambiente conta um pouco da história e da cultura de Minas Gerais. A programação cultural (shows, exposições, performances, teatro, dança, circo, saraus) continua quase que diariamente, só que de modo online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, no Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis no canal do Memorial.

Memorial Minas Gerais Vale 10 anos com você

O Memorial Minas Gerais Vale está completando 10 anos com muitas histórias para contar. O museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do TravellersChoice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Circuito Liberdade

O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.instagram.com/memorial.vale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Pesquisadores criam proteção que amortece impacto de batidas em postes

Artigo Anterior

Contrato baseado em soja brasileira está disponível a partir de hoje

Relacionados