Rir é o melhor remédio



Psicóloga cita os benefícios para saúde física e mental

 

6 de novembro é o Dia Nacional do Riso. Aproveitando o momento, a psicóloga Sônia Eustáquia explica a importância do ato e como ele auxilia na saúde. “Uma risada ajuda a diminuir a tensão e a intensidade das emoções negativas, como a tristeza e a raiva”, revela.

O riso libera serotonina e endorfina, hormônios que são as responsáveis por gerar as sensações de bem-estar, prazer, alegria, além de diminuir o risco de doenças psicossomáticas. “O corpo humano movimenta cerca de 80 músculos durante uma boa risada”, acrescenta.

Sorrir  é uma forma de terapia, pois estimula várias regiões do cérebro e o condiciona para a melhora da saúde mental e para o bem estar. “Além disso, facilita o dia a dia no ambiente de trabalho, na lida com os filhos, entre outras rotinas, quando alinhamos o bom humor com a comunicação não violenta”, esclarece Sônia.

 

Como sorri mais?

Mesmo em meio às incertezas e a crise que ainda vivemos por conta da pandemia do novo Coronavírus, é possível ter momentos descontraídos. “Procure programas de humor, vídeos engraçados, eles te ajudarão a dar aquela risada espontânea e de quebra, auxiliar no bom funcionamento do seu organismo”, sugere.

A psicóloga também aconselha que a pessoa separe um dia para se dedicar ao lazer. “Descanse, faça coisas que goste. Isso te ajudará a sorrir mais e irá melhorar sua qualidade de vida”, finaliza.

Fonte: Sônia Eustáquia é graduada em Psicologia, Psicanalista, pós-graduada em Neuropsicologia, Sexualidade Humana e Docência do Ensino Superior, a psicóloga Sônia Eustáquia atende em Belo Horizonte promovendo saúde e qualidade de vida aos seus pacientes (@psicologasoniaeustaquia).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

COP26: estados buscam investimentos associados a compromisso ambiental

Artigo Anterior

Câmara inicia análise de destaques da PEC dos Precatórios

Relacionados