UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Senado aprova projeto que amplia alcance do teste do pezinho



O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei (PL) que amplia o alcance da triagem neonatal conhecida como teste do pezinho. A PL modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir no rol do teste do pezinho doenças como distrofias musculares e outras enfermidades neuromusculares. O texto segue para a Câmara.

Atualmente, a triagem neonatal oferecida pelo SUS é capaz de detectar seis doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase. Com a versão ampliada, o teste poderá detectar até 53 doenças, inclusive enfermidades consideradas raras e que só podem ser descobertas após exames na rede particular de saúde.

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito. Segundo o Ministério da Saúde, a triagem neonatal, também conhecido como teste do pezinho, é um exame que deve ser realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do terceiro dia de vida. O teste ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas. Dessa forma, caso seja identificada alguma alteração, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida, de forma a evitar complicações e promover a qualidade de vida da criança.

* Com informações da Agência Senado

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Carlos Nuzman é condenado a 30 anos de prisão por corrupção

Artigo Anterior

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

Relacionados

Prêmio Espírito Público tem inscrições abertas para servidores

Servidores públicos de todas as regiões do país podem se inscrever até o dia 10 de agosto próximo…

Rio pode avançar no calendário de vacinação se receber mais doses hoje

https://ift.tt/3vjHGVN A prefeitura do Rio de Janeiro preparou um calendário de vacinação, com início na segunda-feira (26), mas…