UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério das Comunicações divulga ações em estande na SNCT 2021



O Ministério das Comunicações inauguraram hoje (6) o espaço de exibição e visitação criado na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021, que ocorre de 3 a 10 de dezembro em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Segundo informou a pasta em nota, programas e iniciativas de ampliação da conectividade e digitalização no Brasil fazem parte do acervo exposto. Com o leilão da quinta geração de internet móvel, o 5G, o Brasil terá uma ampliação geral dos serviços de internet móvel, segundo informou o secretário de Telecomunicações do ministério, Artur Coimbra, à Agência Brasil.

As palestras e debates da SNCT 2021 nesta segunda-feira (6) estão focadas em iniciativas ambientais e na pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis para os mares. Mais cedo foram feitas palestras sobre o clima e sobre o projeto Ciência no Mar, do Ministério da Ciência e Tecnologia – parte do Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica.

18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Valter Campanato/Agência Brasil

Museu de rádio

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também estará presente no evento. Em um espaço especial que simula um estúdio de rádio antigo, o Museu da Rádio Nacional – que normalmente é exposto nos corredores da empresa – convida os visitantes a conhecerem uma estação analógica de ondas de radiofrequência.

Palco de diversas inovações do século passado, como as novelas e os boletins informativos, o museu traz equipamentos e informações sobre uma era quando televisão e internet sequer eram cogitadas, e o único meio de comunicação – o rádio – instigava a imaginação dos ouvintes.

Em contraste com as peças históricas, a EBC apresenta um estúdio moderno de transmissão parecido com o que é usado no informativo diário A Voz do Brasil, onde visitantes podem assistir explicações de técnicos e operadores sobre todo o processo de colocar o mais antigo boletim de notícias da América Latina no ar diariamente.

Sobre o evento, o presidente da EBC, Glen Valente, afirmou que a participação da empresa na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia “é muito importante para mostrar o jornalismo factual com cobertura e transmissões ao vivo. Além disso, iremos levar um pouco da história da comunicação pública com peças do nosso acervo.”

Sobre o evento

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a participação de 169 instituições públicas e privadas de 312 municípios brasileiros. O evento tem 6.284 atividades agendadas e vai do dia 3 ao dia 10 de dezembro.

A programação completa de eventos pode ser encontrada aqui

18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Valter Campanato/Agência Brasil

Assista na TV Brasil:

<!–*/

*/

/*–>*/

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Saúde inaugura terceiro centro de sequenciamento do Genomas Brasil

Artigo Anterior

Barroso pede manifestação do governo sobre passaporte da vacina

Relacionados

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em março podem…

Policiais recolhem mais explosivos abandonados no Distrito Federal

Uma denúncia levou as forças de segurança do Distrito Federal a localizar e destruir artefatos explosivos deixados em…

Ministros sobrevoam Bahia e prometem recursos para reconstrução

Quatro ministros de Estado sobrevoaram hoje (28) as regiões atingidas por fortes chuvas na Bahia, onde anunciaram uma…

Cepal: crescimento econômico de AL e Caribe vai desacelerar em 2023

A expansão das economias da América Latina e do Caribe deve esfriar no próximo ano, disse a Comissão…