UOL - O melhor conteúdo
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

População vai opinar sobre eficiência energética em edificações



O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em 1985 pelo governo federal e executado pela Eletrobras, recebe a partir de hoje (27), até o dia 9 de fevereiro de 2022, contribuições do público em geral sobre eficiência energética em edificações.

Segundo a Eletrobras, o objetivo é desenvolver uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) da compulsoriedade do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) e de um plano de implementação, que servirão como guia para os agentes públicos.

A coordenadora do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações da Eletrobras, arquiteta e urbanista Estefânia Neiva de Mello, explicou que o setor de edificações responde por mais de 50% do consumo de energia elétrica do Brasil, constituindo um setor estratégico para potenciais melhorias e ganhos de eficiência no contexto da transição energética. “O sucesso desse projeto depende da participação da sociedade para juntos construirmos um futuro mais eficiente e limpo em nossas cidades”, disse a coordenadora.

Conservação

Por meio da coleta pública de sugestões, a tomada de subsídios da AIR pretende impulsionar a conservação de energia dos edifícios, com a definição de um modelo obrigatório de avaliação da eficiência energética das edificações construídas no país. Atualmente, a avaliação é feita voluntariamente pelo PBE Edifica.

As contribuições podem ser feitas a partir das orientações contidas no site da tomada de subsídios.

De acordo com a Eletrobras, o Procel visa o aumento da eficiência dos bens e serviços, disseminação de conhecimento sobre o uso eficiente da energia e adoção de hábitos de consumo mais conscientes. O programa contribui para “postergar investimentos no setor elétrico, reduzir emissões de gases de efeito estufa e mitigar impactos ambientais, colaborando para um mundo mais sustentável”.

Somente no ano passado, o Procel alcançou economia de aproximadamente 22,02 bilhões de quilowatts-hora (kWh), correspondente a 4,64% do consumo nacional de energia elétrica, ao consumo anual de 11,13 milhões de residências, e evitando emissões de 1,36 milhão de toneladas de CO2 equivalentes.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Operação Yanomami contra garimpo ilegal apreendeu 111 aeronaves

Artigo Anterior

Governo de São Paulo envia equipe de apoio à Bahia

Relacionados

Quina de São João sorteará prêmio de R$ 200 milhões neste sábado

Um dos grandes prêmios do ano, a Quina de São João 2022 (concurso 5.581) será sorteada neste sábado (25)…

MPRJ denuncia policial por torturar ex-governador Garotinho na prisão

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou, nesta quinta-feira (19), um policial militar pela prática de tortura…

Lewandowski nega prazo maior para Anvisa decidir sobre Sputnik V

https://ift.tt/3nouLiv O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (26) um pedido da Agência Nacional…
Leia mais

Pasta de “Tecnologia e Informática” do “Projeto Social Joias” amplia vagas e atende mais pessoas na 2ª etapa

De acordo com Cássia Rodrigues, coordenadora da atividade gratuita em Mário Campos-MG, foram disponibilizadas 144 vagas; uma nova…