Especialista revela se ferramenta ainda pode ser aliado no mundo dos negócios
Durante anos, o telemarketing foi peça fundamental no mundo dos negócios, mas será que com o avanço no uso da internet, essa ferramenta ainda é eficaz para promover vendas e serviços? “Sem nenhuma sombra de dúvidas, sim, o telemarketing é eficaz e uma das estratégias de marketing e de vendas das mais inteligentes para qualquer empresa. Na minha opinião, o avanço do uso da internet é, na verdade, um fomentador das ações de telemarketing e eu avançaria um pouco mais, das televendas”, defende o consultor empresarial, Weber Abras.
A internet e o telemarketing se complementam no ponto em que uma incita o cliente a conhecer, entender um produto ou serviço, enquanto o outro, fecha o ciclo “vendendo” o produto ou esclarecendo dúvidas do cliente, o que também é uma modalidade de venda. “Não creio que o telemarketing deixe de existir, o que já acontece é uma adaptação e um cruzamento dos canais de comunicação com o cliente. Um exemplo: você faz a sua inscrição para uma palestra ou evento pela internet. No dia do evento, recebe uma mensagem falada (gravada ou não) no seu telefone, te lembrando daquele evento. Isso é um cruzamento de canais de comunicação com o cliente. O telemarketing já está se adaptando. Deixar de existir, de forma alguma!”, defende.
Dicas
Para o consultor é ideal capacitar os profissionais para que a empresa alcance seus objetivos. “Treinem esses profissionais contínua e estrategicamente. Temas como relacionamento, empatia, comunicação, técnicas de vendas, negociação e persuasão são imprescindíveis. De igual modo, não negligenciem o fato de que existem inúmeras formas de abordar o cliente. O telemarketing pode e deve ser uma delas. Não necessariamente a primeira. Ele pode ser usado como reforço das demais formas de abordagem. É tudo uma questão de estratégia”, afirma.
Além disso, o telemarketing pode ser usado junto com outras estratégias de marketing. “É condição obrigatória para a construção de bons resultados. Para fomentar negócios, creio que o melhor caminho é ‘atacar’ por céu, terra e mar, ou seja, a empresa define claramente uma mensagem e usa todos os canais de comunicação para que essa informação chegue ao seu cliente. Estratégias de comunicação via internet, televisão, mídia escrita ou rádio devem convergir para que o processo de telemarketing complemente ou finalize o atendimento e a negociação com o cliente”, esclarece.
Além disso, a empresa não deve esquecer que, antes de tudo, é necessário conhecer seu público-alvo. “Deixo a seguinte mensagem para as empresas que querem se aproximar dos seus clientes: definam claramente o perfil ideal dos seus clientes e falem na linguagem dele. Em tempos como os que vivemos, a conexão e a abordagem de forma personalizada e exclusiva são os itens que abrem caminhos para muito relacionamento e vendas”, finaliza Weber.
Fonte: Weber Abras – Educador corporativo, Palestrante e Consultor. Cria e implementa estratégias de educação corporativa para sua empresa produzir e vender muito mais!
@weberabras
Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação