Mercado antes ocupado majoritariamente pelo público masculino, tem ganhado cada vez mais empreendedoras femininas
Não é novidade que a cada dia que passa, as mulheres estão conseguindo ocupar mais espaços na sociedade. Um deles é no mercado imobiliário, sendo o setor com maior representação feminina. De acordo com pesquisas exploratórias no segmento, elas representam 48% do número de corretores em atuação no Brasil.
Já em Belo Horizonte, de acordo com o Conselho Regional dos Corretores de Minas Gerais, as mulheres representam 30% do total de 25 mil corretores atuantes em todo estado de Minas Gerais, um estado tradicionalmente mais conservador. “É uma marca muito importante, estamos mostrando que temos potencial e conquistando nosso espaço”, comemora a especialista imobiliária Arlene Gomes.
O sucesso também pode estar relacionado a características próprias da mulher. “Temos uma visão mais sensível, abrangente e detalhista, o que resulta em um atendimento mais próximo e personalizado”, afirma.
Empoderamento
Arlene destaca que elas não se acomodam quando o assunto é se qualificar. “As mulheres estão de prontidão. Buscamos constantemente especializar e profissionalizar nas áreas de atuação, e sempre conciliando a atividade com atribuições de mães e esposas”, frisa Arlene.
Apesar dos números serem animadores, a ideia é que mais mulheres possam passar a fazer parte desse mercado. “Ainda há preconceito e machismo, mas enfrentamos de frente, não nos abatemos, queremos ter cada vez mais representantes e mostrar que é possível a mulher estar onde e quando ela quiser”, finaliza.
Fonte: Arlene Gomes é especialista em estratégias e gestão ágil (OKR) para imobiliárias. Atua como mentora no mercado imobiliário (@arlenegomes220).