Vila de São Jorge será palco de encontro de culturas tradicionais



É tempo de aquilombar-se. Animados por este lema, os participantes do já consagrado Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros voltam a se reunir, a partir de hoje (15), na pacata Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, na Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Após dois anos sem o evento presencial, devido às restrições sanitárias impostas pela covid-19, o encontro chega a 22ª edição promovendo as manifestações culturais populares tradicionais e a troca de experiência entre os participantes.

Além de debates; mostra de filmes; exibições artísticas e oficinas de dança, música e artesanato, há vários shows agendados para ocorrer até o encerramento do encontro, na noite do próximo dia 30. Entre as atrações musicais anunciadas pela organização estão Anelis Assumpção; Amaro Freitas; Cordel do Fogo Encantado; Curumim; Glória Bomfim; Juçara Marçal; Maria Gadú, entre outros.

Além de artistas já conhecidos, o evento reúne representantes de comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros e de outras regiões do país. O público terá a oportunidade de assistir a apresentações de grupos como o Caiana dos Criolos, cujas integrantes, provenientes de uma comunidade quilombola paraibana, já lançaram dois CDs com côcos de roda e cirandas.

Parte do evento, a 14ª edição da Aldeia Multiétnica reunirá, de hoje até o dia 22, a índios das etnias Fulni-ô (PE), Kayapó Mebêngôkré (PA), Xavante (MT), Guarani Mbyá (SP/SC), Kariri Xocó (AL/DF) e Krahô (TO). De acordo com os organizadores, o objetivo é proporcionar “um grande encontro multiétnico de partilha de conhecimentos entre povos indígenas e também uma oportunidade de não-indígenas conhecerem de perto as culturas desses povos”.

A cada dia, uma etnia realizará uma festa tradicional típica. As celebrações começam ao amanhecer e vão até a manhã seguinte, sendo entremeadas por apresentações culturais, rodas de conversa e palestras. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.encontrodeculturas.com.br. Os valores para participar de cada atividade podem ser consultados na página do encontro no Sympla.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
imobiliaria em Guarapari

Imobiliária usa sistema único para ajudar clientes encontrarem seu imóvel em ideal em Guarapari

Artigo Anterior

MPRJ denuncia anestesista por crime de estupro de vulnerável

Relacionados