O livro conta com dezenas de depoimentos e será apresentado no dia 01/08
No dia 1º de agosto, será lançado “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”, de autoria do jornalista e professor Itamar de Oliveira. O evento acontece na sede da Academia Mineira de Letras, a partir das 19h30, em evento com entrada franca e aberto ao público. Na ocasião, o autor falará um pouco sobre a obra e seu processo de escrita.
Depois de mais de cinco anos de pesquisa e coleta de depoimentos, o autor acaba de finalizar “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”. O livro-reportagem foi dividido em três partes. Na primeira, “Nos tempos de Hélio Garcia”, está registrada a trajetória política do ex-governador de Minas Gerais, desde quando ele nasceu, em Santo Antônio do Amparo, até o final de uma caminhada política iniciada nos anos sessenta, sob a proteção do ex-governador Magalhaes Pinto e terminada em 1998, quando desistiu de continuar na vida pública.
Na segunda parte estão registados depoimentos de amigos, adversários e companheiros de Hélio Garcia na política mineira, como Romeu Queiroz, Walfrido dos Mares Guia, Alysson Paulinelli, Paulino Cícero, Ronan Tito, Pimenta da Veiga, Aécio Neves e Patrus Ananias.
A terceira parte, com depoimentos dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, dos ex-ministros Delfim Netto e Francisco Dornelles, e dos ex-governadores Pedro Simon, Luiz Antônio Fleury Filho e Ciro Gomes, tornou possível descobrir e avaliar a importância do papel político de Hélio Garcia na transição democrática brasileira.
O autor também entrevistou pessoas que trabalharam com o ex-governador na MinasCaixa e na fazenda Santa Clara e recebeu a colaboração de gente simples de várias regiões de Minas Gerais para registrar como aconteciam as campanhas políticas no interior do Estado.
Na ‘orelha’ do livro, o presidente da Academia Mineira de Letras, jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, assinala: “estamos diante de um documento de importância histórica e de uma fonte indispensável para os estudiosos da política mineira”. Lembra que Hélio Garcia foi peça fundamental no jogo que resultou da eleição da chapa Tancredo Neves-José Sarney pelo Colégio Eleitoral, em 1985, o que abriu o caminho para a convocação da Assembleia Nacional Constituinte e as eleições diretas para a Presidência da República”.
No final do trabalho, Itamar de Oliveira faz questão de assinalar que o personagem não cabe em um único livro. Reconhece que contou com o apoio e a solidariedade de amigos e colaboradores da Universidade, da imprensa e de integrantes de todos os partidos políticos. E registra que, por meio do livro, acabou desenvolvendo uma bela história de afeto para com o personagem. “Hélio Garcia foi um ser humano terno, fraterno e amigo. Gostei imensamente da viagem viajada”.
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Lançamento do livro “Nos tempos de Hélio Garcia”, do jornalista e professor Itamar de Oliveira
Data: 1º de agosto, às 19h30
Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro
Entrada gratuita